Amparo tem Dia D de vacinação contra a Gripe no sábado
11 de abril de 2024No sábado, 13, Amparo tem o Dia D de vacinação contra a gripe. Das 8 às 16 horas, as unidades urbanas estarão abertas para a imunização. A única orientação é para o usuário da unidade do Pinheirinho, que deve buscar o posto de saúde mais próximo de casa.
Na Zona Rural, os postos de saúde atenderão das 8 às 16 horas, no Pantaleão (Marp), das 8 às 11h30, nos Rosas e Pedrosos e das 12h30 às 16 horas, na Boa Vereda e Vale Verde.
A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19.
Nesse período, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua.
A vacina da gripe é anual: quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose este ano. Em 2024, a fórmula usada na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. Para quem já tomou o imunizante, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças da faixa etária elencada que vão tomar a vacina pela primeira vez, serão duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Estudos estimam que a vacinação reduza de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% da mortalidade global; e cerca de 50% as doenças relacionadas à influenza.
Confira os horários da vacinação
- Zona Urbana e Marp– das 8 às 16 horas
- Rosas e Pedrosos – das 8 às 11h30
- Boa Vereda e Vale Verde – das 12h30 às 16 horas