Americana tem aumento de 13% nas ações da Atenção Básica em Saúde
30 de dezembro de 2024Americana registrou aumento de 13% nos procedimentos da Atenção Básica em Saúde em 2024. Até o dia 30 de novembro, a rede de saúde contabilizou 388.243 procedimentos ante os 336.535 realizados em 2023. São dados que refletem os esforços contínuos da Prefeitura para aprimorar a qualidade e o acesso aos serviços de Saúde no município.
“Nós investimos muito na Saúde de Americana, em todos os níveis da assistência, mas a cobertura da atenção básica teve destaque, porque reabrimos unidades básicas e imprimimos uma série de melhorias na rede. Com isso, mais pessoas passaram a se beneficiar com a oferta dos serviços da Atenção Primária, o que para nós é uma grande alegria”, comemorou o prefeito Chico Sardelli.
Dentre os principais indicadores que tiveram aumento na Atenção Primária em Saúde, destacam-se a vacinação (9%), atendimento odontológico (17%) e atividades coletivas nas unidades básicas de saúde (14%).
“A saúde da população sempre foi a nossa prioridade e esses números só reforçam a atenção que dedicamos a esta área. Não medimos esforços na reformulação, na reestruturação e na construção de novos equipamentos públicos de saúde, a fim de darmos mais dignidade no atendimento aos moradores”, ressaltou o vice-prefeito Odir Demarchi.
Já em relação à cobertura populacional dos serviços da rede básica, no início da gestão do prefeito Chico Sardelli, em 2021, o município registrava índice de 10%. Atualmente, este patamar é de 58%.
Outra medida que chama atenção é o horário estendido de atendimento em duas unidades do município. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Praia Azul houve aumento de 25% nas consultas, enquanto na UBS do São Vito o índice de crescimento foi de 14%. Em ambas as unidades, o expediente diário foi ampliado em quatro horas e passou a ser feito das 7h30 às 20h30.
“Não vamos parar por aqui, continuaremos empenhados em promover todas as condições necessárias para que a população tenha cada vez mais acesso aos serviços de saúde, o que certamente vai proporcionar melhor qualidade de vida a todos”, observou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“A nossa rede básica está bem mais robusta e conta com profissionais qualificados e prestativos. Nossas equipes se dedicam em prestar um atendimento acolhedor e resolutivo, seja no âmbito individual ou em grupos, a fim de promover a saúde de toda a população”, ressaltou a diretora da Unidade de Serviços de Saúde Básica e Preventiva, Simone Maciel.