Acidente Grave na SP-101, em Campinas, Resulta em Morte e Sete Feridos
3 de maio de 2025Colisão envolvendo carreta e dois veículos de passeio no km 1 da rodovia Jornalista Aguirre Proença vitimou fatalmente gestante de 23 anos e deixou três pessoas gravemente feridas
Um acidente de grandes proporções ocorrido na madrugada deste sábado (3) na Rodovia Jornalista Aguirre Proença (SP-101), em Campinas, resultou na morte de uma pessoa e em ferimentos em outras sete. O sinistro foi registrado por volta das 3h, no quilômetro 1 da pista sentido Campinas, que foi totalmente liberada ao tráfego por volta das 8h, após a remoção dos veículos envolvidos e a conclusão dos trabalhos periciais.
De acordo com informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e do boletim de ocorrência da Polícia Civil, o condutor de uma carreta que transportava 15 mil litros de água perdeu o controle da direção do veículo. A carreta colidiu inicialmente contra a defensa metálica do acostamento e, na tentativa de correção da trajetória, atravessou a pista, culminando em tombamento. Dois veículos de passeio – um Fiat Palio e um Chevrolet Meriva – que seguiam imediatamente atrás da carreta não conseguiram efetuar a frenagem a tempo e colidiram com o veículo tombado.
A colisão resultou na morte de uma mulher de 23 anos, que estava em gestação de cinco meses. Três outras pessoas sofreram ferimentos graves e foram encaminhadas para unidades hospitalares da região: um dos feridos foi socorrido à Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), outro ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o terceiro ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. Adicionalmente, quatro vítimas com ferimentos de menor gravidade foram conduzidas ao Hospital Ouro Verde.
O condutor da carreta não sofreu ferimentos. Os motoristas de todos os veículos envolvidos possuíam habilitação regular e o teste de etilômetro realizado em todos apresentou resultado negativo para a ingestão de álcool. O caso foi formalmente registrado como acidente com vítima fatal e será objeto de investigação pela Polícia Civil, que buscará determinar as causas precisas do ocorrido.