A descaraterização do Gourmet dentro da Gastronomia
27 de agosto de 2021Olá, como vai você? Bem-vindo mais uma vez este nosso espaço por aqui!
O tema escolhido para a coluna dessa semana foi a gourmetzação dentro da gastronomia que cresceu muito nos últimos anos, cresceu tanto que chegou a perder o sentido e é sobre isso que vamos conversar hoje.
Aposto que você já se deparou com a palavra Gourmet em tudo quanto é canto quando o assunto é comida, seja em mercados, restaurantes ou apps on-line. Acredito até que tenha escutado de algum parente ou amigo seu que a mais nova conquista dele foi um apartamento com área Gourmet com churrasqueira, frigobar, vista para a cidade e por aí vai (chique, né?).
Mas agora eu te pergunto: você sabe o que de fato significa a palavra Gourmet? Sua origem e como ela perdeu o sentido atrás dos anos? Vem que eu te explico!
A palavra Gourmet é de origem francesa e tem como significado original alguém que sabe apreciar e degustar bons vinhos e comidas finas. Em português passou a ser atrelada na gastronomia a restaurantes que servem comidas e bebidas requintadas, a famosa Alta Gastronomia, sendo assim, seria certo dizer que um restaurante é Gourmet quando serve comidas e bebidas feitas com ingredientes selecionados de alta qualidade que por sua vez acabam aumentando o preço daquele produto.
Porém, com o passar do tempo o termo Gourmet perdeu o seu significado original e passou a ser atrelado a todo e qualquer tipo de alimento que tenha minimamente um ingrediente de maior qualidade elevando um pouco o seu sabor e aroma. Além disso passaram a ser considerados Gourmet produtos que tenham até mesmo embalagens mais sofisticadas!
Hoje em dia no Brasil é possível encontrar desde geladinho até cachorro quente gourmet, basta pesquisar na internet receitas gourmets que você encontrará um milhão delas. E é justamente por isso que o uso indiscriminado do termo gourmet começou a causar descrença nos consumidores, ainda mais porque tudo que está atrelado a esse termo tende a ter um valor bem mais elevado, tanto é que na internet existem até piadas com esse tema, você já chegou a ver o “raio gourmetzador” que utiliza a imagem do Chef Gordon Ramsay transformando absolutamente qualquer tipo de alimento em Gourmet?
Então, como diz a querida cozinheira e apresentadora Rita Lobo “desgourmetza, bem!”. É possível fazer milhares de receitas que levam vinhos, especiarias, carnes e peixes que normalmente não usamos no dia-a-dia sem elevar brutalmente o seu valor e mais: quando for consumir alimentos por aí não se deixe enganar pelo termo Gourmet atrelado ao produto que está sendo comprado como justificativa para preços abusivos.
Sendo assim, deixo aqui duas receitas que normalmente são comercializadas como gourmet e vendidas muito acima do preço, porém na prática são apenas um pouco diferente das originais.
Salmão com Molho de Maracujá
Tempo de Preparo: 30min
Rendimento: 2 pessoas
Dificuldade: média
Ingredientes
- 2 postas de salmão (300g)
- Sal e Pimenta do Reino a gosto
- Fio de azeite
- Polpa de 1 maracujá
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
Modo de Preparo
Tempere o salmão com sal e pimenta, aqueça uma frigideira e adicione um fio de azeite.
Coloque o salmão e grelhe até que esteja cozido do meio e dourado por fora. (Esse processo depende da altura do seu peixe, pode variar de 3 a 5min de cada lado).
Enquanto isso corte o maracujá e retira a polpa com a sementes.
Em uma panela misture a polpa do maracujá, a água e o açúcar mascavo. Leve em fogo baixo até ferver, mexendo de vez em quando. Deixa cozinhar por uns 3min até que fique menos líquido.
Coloque o molho em cima do salmão e sirva com o que preferir! (Sugestão: arroz branco com amêndoas, legumes assados ou cuscuz marroquino).
Brigadeiro “Gourmet”
Tempo de Preparo: 20min
Rendimento: 20 porções
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de café passado sem açúcar
- 1 barra de chocolate meio amargo (92g)
- 1 colher de sopa de creme de leite
- Manteiga para untar
- Granulado
Modo de preparo
Pique o chocolate em pedaços pequenos.
Em uma panela coloque todos os ingredientes, leve em fogo baixo e mexa vigorosamente até que desgrude do fundo da panela.
Unte um prato com manteiga, despeje o brigadeiro, cubra com plástico filme ainda quente e deixe esfriar completamente.
Depois de frio, unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com a massa do brigadeiro. Passe no granulado de sua preferência, sirva em um prato ou em forminhas de papel.
Obs: cada brigadeiro deve ter em média 20 gramas.
Se você chegou até aqui espero que tenha gostado da coluna dessa semana!
Para quem for tentar reproduzir as receitinhas me mandem no Instagram pelo @ahnectarina , vou adorar conhecer melhor vocês! Beijinhos e até a próxima.