A crise nas prisões brasileiras: os desafios do desencarceramento e da ressocialização

A crise nas prisões brasileiras: os desafios do desencarceramento e da ressocialização

31 de maio de 2021 0 Por Redação Em Notícia
WEBINAR
A crise nas prisões brasileiras: os desafios do desencarceramento e da ressocialização
A crise no sistema penitenciário brasileiro só se agrava e um dos principais objetivos da Lei de Execução Penal (1984) — a ressocialização dos condenados — não encontra apoio junto aos Poderes Executivo e Judiciário e a parcela da sociedade. As prisões, lotadas de jovens, negros e pobres, tornam os detentos mais violentos, aumentam a reincidência e alimentam a criminalidade. O que é preciso rever nesta e em outras leis para mudar a lógica do encarceramento e da punição? Qual a avaliação sobre o desempenho de juízes, promotores e defensores públicos? Como garantir que os governos estaduais e federal realizem investimentos e cumpram a lei? Como sensibilizar a sociedade para a necessidade de um tratamento justo e digno aos presos?
CONVIDADOS
LUÍS CARLOS VALOIS
Juiz de direito, é titular da Vara de Execuções Penais do Amazonas. Mestre e doutor em direito penal e criminologia pela USP, é pós-doutorando em criminologia na Universidade de Hamburgo (Alemanha) e professor de Direito Penal e Execução Penal. É membro do IBCCrim e da Associação de Juízes para a Democracia.
PRETA FERREIRA
Janice Ferreira, a Preta, é multiartista, produtora cultural, comunicadora e ativista de direitos humanos. Tem por missão “transformar o mundo, para o desenvolvimento cultural e econômico, a partir de pequenos grupos, com promoção da paz e justiça social.” Na Ocupação 9 de Julho, organiza eventos culturais e socioeducativos, desde pesquisas acadêmicas, laboratórios, oficinas, shows e ações de saúde e lazer.
GUSTAVO JUNQUEIRA
Defensor Público, é professor de Direito Penal da PUC-SP e ex-diretor da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC de Campinas, tem mestrado e doutorado em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e pós-doutorado em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra.
ABERTURA
PATRICIA VILLELA MARINO
Advogada e empreendedora social, é co-fundadora e presidente do Instituto Humanitas360 e do CIVI-CO. Integrou o conselho fundador do Global Shapers, do Fórum Econômico Mundial, e liderou a criação da Plataforma Latino-Americana de Políticas de Drogas (PLPD). Recebeu em 2020 o Prêmio Humanitário concedido pela The Trust for the Americas, afiliada da Organização dos Estados Americanos (OEA).
MODERADORES
BIELO PEREIRA
Mulher trans bigenere, apresentadora, criadora de conteúdo e consultora em políticas de diversidade e inclusão corporativa. É ativista da causa LGBTQIAP+ e de outros grupos minorizados.
SERGIO FAUSTO
Cientista político e diretor da Fundação FHC.
2 DE JUNHO • 11h
*Perguntas podem ser enviadas para o e-mail: aovivo@fundacaofhc.org.br
Para assistir o WEBINAR AO VIVO:
AVISOS:
• Nossos seminários serão realizados sem a presença de público
e transmitidos ao vivo pela plataforma Zoom Webinar.Primeira vez utilizando o Zoom em seu dispositivo?
Baixe o Zoom em sua loja de aplicativos ou clicando aqui.
Compartilhe: