5 passos para sua empresa crescer ainda em 2022!

5 passos para sua empresa crescer ainda em 2022!

12 de maio de 2022 0 Por Redação Em Notícia

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por Priscila Guidini

Sim, eu sei, 2022 não está sendo fácil. Juros nas alturas, inflação fugindo à meta, poder de compra dos consumidores caindo. 

Um ano de muitos desafios! Mas nem tudo está perdido. 

Como assim? Otimismo de Poliana…. nem tanto! Há razões para acreditar.

Vamos lá…. os consumidores estão sim com menor poder de compra, e por isso estão mudando seus hábitos de consumo. Isso significa que podem haver oportunidades para desenvolver produtos e serviços que atendam esses novos hábitos.

Há também a possibilidade de desenvolver estratégias focadas em novos nichos de mercado ou ainda pensar em novas utilizações do seu produto.

Com planejamento e olhar aguçado para as novas realidades de mercado há uma enorme gama de ações que podem fazer do limão uma limonada.

Desvalorizar sua marca e entrar na onda de pessimismo não é uma opção. 

Grandes empresas do mundo deram sua guinada nos momentos de crise.

É o caso da Nutella que surgiu no pós-guerra quando a escassez de cacau fez com que a empresa apostasse no creme de avelã. A diversificação do mix de produto fez com que uma nova janela se abrisse e nós elegêssemos um novo queridinho para passar no pão.

Então, talvez esse seja um momento incrível de descobertas e crescimento para o seu negócio e o caminho passa por esses cinco passos que te colocarão em posição de lucratividade em meio à crise: 

  1. Comece pesquisando o quanto essa nova realidade efetivamente alterou a compra do seu consumidor em relação ao seu produto. O quanto essa crise efetivamente impacta a compra? Eles deixam de comprar? Compram menos? Ou reclamam mais continuam comprando? Tem algum produto substituto que pode alterar a decisão de compra do seu consumidor? Essas análises são fundamentais para delinear sua estratégia.
  2. Trabalhe a valorização da marca, demonstrando que vale a pena continuar consumindo o seu produto porque ele tem mais “valor”. Os consumidores pagam mais quando acreditam que o produto entrega mais qualidade, status ou algum outro atributo que vale o preço. 
  3. Pense em novos públicos e novos canais de distribuição. Em momentos de dificuldades vale analisar se o seu produto pode atender novos públicos ou ser encontrado em novos canais. É hora de analisar o mercado e buscar possibilidades.
  4. Imagine como dar mais comodidade para o seu cliente. Como pode ser mais fácil ou prazeroso adquirir o seu produto? Os consumidores querem ter facilidade. Novos meios de expor, entregar ou pagar podem fazer a diferença nesses momentos em que a competitividade é tão grande.
  5. Tenha objetivos e metas claros e desenvolva ações que o façam chegar lá. Ter um planejamento estratégico formatado com indicadores e ações é fundamental para te nortear a atingir seus resultados.

Tenha como mantra as palavras: planejamento e estratégia.

Agora que você já entendeu como aproveitar esse período para crescer, aposte em profissionais que podem te ajudar a ter uma visão mais profunda do seu mercado de atuação. Não é mais um custo, pelo contrário, é o melhor investimento para ganhar tempo não tendo que pensar em algo que não tem conhecimento profundo.

Aposte nas melhores escolhas e suas decisões farão com que 2022 seja marcado como um ano de crescimento além das expectativas.

Priscila Guidini é publicitária, consultora de marketing e sócia da Hub+55 Inteligência de Mercado. Mestre em Comunicação Mercadológica, é professora dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing da Escola de Comunicação & Estratégias Digitais da Unoeste. Ministra aulas também nos cursos de Pós-Graduação da Unoeste, FGV e Unitoledo.