XP lança carteira automatizada para ajudar a investir em renda variável

6 de abril de 2022 0 Por

São Paulo 6/4/2022 –

A XP Inc. lança uma nova ferramenta de investimentos, a carteira automatizada, criada para que clientes possam investir, de forma rápida e prática, nos ativos recomendados pelo time de especialistas em renda variável. O objetivo é unir funcionalidades de inteligência artificial e conhecimentos do time de experts da XP, que indicarão os melhores ativos da Bolsa, sem que o investidor precise operar manualmente via home broker

Com potencial para atender dezenas de milhares de clientes, as máquinas da carteira automatizada da XP realizarão a alocação dos ativos em ações selecionadas que têm como objetivo superar a performance do benchmark de referência. Na prática, caso haja mudança nas empresas recomendadas pelos especialistas da XP de um período para o outro, o robô automaticamente efetua o rebalanceamento. 

Hoje, a XP conta com um marketplace de mais de 20 carteiras recomendadas, via assessoria de investimentos, sendo possível realizar uma seleção geral das melhores ações para posicionar-se no mercado de renda variável ou seguir alguma estratégia específica (como small caps, dividendos, internacional, etc). Boa parte delas é rebalanceada no primeiro dia útil do mês. 

“Está no DNA da XP usar a tecnologia a favor do cliente. E a carteira automatizada, já bem utilizada lá fora, vem para reforçar esse pilar, transformando a maneira como as pessoas investem em ações. Trazer o conhecimento dos nossos especialistas em renda variável, de forma prática e rápida, é um salto gigantesco para a experiência do cliente”, enfatiza Fernando Ferreira, estrategista-chefe e Head de Research da XP Inc.

O mecanismo permite levar segurança àqueles investidores que estão começando sua jornada de investimentos em renda variável, além de oferecer economia de tempo, praticidade e diversificação para os que já acumulam experiência no mercado financeiro. A ferramenta também ajuda a reduzir falhas humanas e os chamados vieses cognitivos, como são chamados os padrões mentais que estão descolados da realidade. 

Passo a passo — Para acessar o serviço, o cliente terá acesso ao marketplace de carteiras, através do assessor de investimento; em seguida, escolhe uma ou mais carteiras recomendadas que melhor expressem seu perfil e cenário de mercado, e sinaliza o valor que deseja aplicar.  “A partir daí a tecnologia da XP entrega a inteligência de execução e passa a rebalancear automaticamente seguindo a recomendação dos nossos experts”, explica Beatriz Lino, Head da Mesa de Renda Variável da XP Inc.  

É preciso um investimento mínimo de R$ 10 mil para alocar nas carteiras e não há pagamento de taxa de administração, mas sim uma taxa de corretagem sobre o valor financeiro negociado. Além disso, o investidor recebe dividendos e tem a possibilidade de custódia remunerada — além da utilização dos ativos como margem —, conta com a transparência em tempo real dos ativos que compõem a carteira e com a liquidez D+2, a um custo competitivo. 

Website: https://www.xpi.com.br/

Compartilhe: