Casas de EPS têm proteção contra propagação de fogo

Casas de EPS têm proteção contra propagação de fogo

25 de junho de 2021 0 Por Redação Em Notícia

25/6/2021 – O EPS evita a passagem do fogo de uma estrutura para outra porque dificilmente entra em combustão, explica Denilson Rodrigues, Engenheiro do Grupo Isorecort.

Bastante utilizado na construção civil na Europa, o material oferece segurança contra incêndios

Estudo feito pela European Manufacturers of Expanded Polystyrene (EUMEPS) concluiu que o EPS traz segurança nas construções por não alastrar as chamas em incêndios. O trabalho considerou o desempenho em termos de liberação de calor, propagação do fogo e produção de fumaça.

Bastante disseminados na Europa, os projetos de casas em EPS ou “casas de isopor” ainda não são bem conhecidos no Brasil. Comprovadamente seguras, elas utilizam sistemas construtivos em poliestireno expandido (EPS), material popularmente conhecido como “isopor”, e podem ser quase que inteiramente feitas com este material, sobre fundações de lajes de concreto. Entre as vantagens do EPS em relação às alvenarias convencionais é sua segurança em relação ao fogo.

“Este material evita a passagem do fogo de uma estrutura para outra porque dificilmente entra em combustão. É necessária uma altíssima temperatura para que o poliestireno expandido atinja seu ponto de combustão. Antes de chegar neste nível, ele já se deformou e retornou ao formato inicial de matéria-prima”, explica Denilson Rodrigues, Engenheiro Civil do Grupo Isorecort.

Durante o processo produtivo, 100% do EPS fabricado pelo Grupo Isorecort destinado ao uso na construção civil recebe um aditivo antichama (retardante). Os construtores, ao adquirirem o material, podem e devem solicitar os laudos técnicos ao fornecedor para terem a garantia de que o produto atende a todos os requisitos de segurança contra incêndios. Além de ter alto apelo sustentável e oferecer surpreendente resistência em comparação à alvenaria convencional, o EPS proporciona conforto térmico e acústico, elimina desperdícios de materiais, reduz os custos finais da obra e garante agilidade em todo o processo construtivo.

EPS pode ser usado em construções e aplicações residenciais, comerciais e industriais

No segmento do EPS para a construção civil, o Grupo Isorecort fabrica o Monopainel® (painel monolítico para a execução de alvenaria estrutural/fechamento em edificações residenciais, comerciais ou industriais); fechamentos de shaft (com kits hidráulicos, que podem ser usados em banheiros, áreas de serviço, telefonia, elétrica e hidrante) e GeoSolution® (blocos de alta densidade para aplicações como base para viadutos, cabeceiras de ponte, muros de arrimo, estacionamentos, rampas de acesso, elevação de solo e para substituição a aterros sobre solos moles).

O Grupo também desenvolve molduras (internas e externas para fachadas, requadros, arcos, faixas, janelas e colunas de sustentação); lajotas (ideais para a confecção de lajes e que substituem as lajotas cerâmicas); telhas (núcleos para telhas do tipo “sanduíche”, que podem ser usados em telhados novos ou já existentes); ISOBaldrame® (canaletas em EPS, recortadas a partir de um bloco de média densidade em formato “U” para a construção de vigas baldrame); placas (ideais para impermeabilização, juntas de dilatação e isolamento termoacústico), forros (para isolamento térmico e decoração de ambientes) e pérolas (usadas para a formulação de concreto leve, podendo também ser usadas em funções não estruturais). Mais informações podem ser encontradas em isorecort.com.br, monopainel.com.br e geosolution.com.br.

Indústria brasileira especialista no segmento da construção civil e no desenvolvimento de peças técnicas para aplicações industriais, o Grupo Isorecort possui sede localizada em Ribeirão Pires/SP e filial em Varginha, sul de Minas Gerais, atendendo clientes em todo o Brasil. Fundada há mais de 15 anos, a companhia é uma das principais transformadoras de EPS (isopor) do país. Com Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ABNT NBR ISO 9001, a empresa integra diversas entidades que visam o desenvolvimento sustentável do setor, como a Comissão Setorial do EPS da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (Abiquim) e o Comitê de EPS do Instituto Socioambiental dos Plásticos (Plastivida), além de ser a única empresa do segmento a ser membro do GBC Brasil (Green Building Council – Brasil), organização que tem por objetivo fomentar o desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, atuando de forma consciente na preservação do planeta.

Website: http://www.isorecort.com.br

Compartilhe: