Construtechs aquecem mercado da construção durante a pandemia

Construtechs aquecem mercado da construção durante a pandemia

25 de junho de 2021 0 Por Redação Em Notícia

São Paulo, SP 25/6/2021 – Sendo um dos pilares da economia, mas ainda carecendo de novas soluções, o potencial de crescimento e participação da tecnologia no setor de construção é grande

Novas tecnologias facilitam compras sem os riscos presenciais e impulsionam o setor de construção e reformas pelo interior do país

No setor de construção, que movimenta 3% do PIB brasileiro e que tem alta projetada no índice de 3% a 4% para este ano, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), podendo chegar a R$ 220 bilhões, a participação da tecnologia e inovação, surpreendentemente, ainda é muito baixa. Na contracorrente deste panorama, as construtechs – empresas de tecnologia e inovação focadas na construção civil – despontam como uma proposta de impacto para a mudança deste cenário. No Brasil, a construção civil ainda é um dos mercados mais obsoletos em relação à participação da tecnologia; é o segundo setor mais atrasado tecnologicamente no país, perdendo apenas para a mineração. Essa realidade aponta uma segura perspectiva de evolução no setor, com promessas de taxas relevantes de participação e crescimento nos próximos anos, o que tem feito das construtechs um nicho de destaque na área das startups. Somado ao fato de que a área imobiliária é uma das mais seguras aos olhos dos investidores e fundos de investimento, especialmente nos momentos de crise, a perspectiva de uma rápida mudança é grande.

Não é de hoje que essa lacuna foi observada pelo fundador da Dynaset Software, Paulo Souza, que, liderando uma equipe de especialistas, idealizou e cofundou em 2019 a startup Obra Show, um marketplace de produtos e serviços da construção civil, criando, assim, uma plataforma de negócios para movimentar esse gigante ecossistema em diversas escalas. “Sendo um dos pilares da economia, mas ainda carecendo de novas soluções, enxergamos um enorme potencial de crescimento e participação no setor de construção. A análise de mercado que fizemos em 2019 confirmou a demanda e espaço para iniciativas serem realizadas nessa área e reforçou nossa intenção em ajudar esse setor a crescer tecnologicamente e a superar esse gargalo”, explica Souza. “O grande atrativo das construtechs é que esse mercado é gigantesco e nele ainda existe grande atraso tecnológico e forte demanda, por isso, as possibilidades de crescimento são grandes”, completa. 

Até 2020, no entanto, o desafio enfrentado pelas empresas de tecnologia que resolviam se aventurar nessa área era grande: por ser ainda muito ligada ao mundo físico, a construção civil sempre foi um setor muito tradicionalista e dependente de um atendimento consultivo e presencial. Desde março do ano passado, com o advento da pandemia, o setor precisou se reinventar e foi aí que a tecnologia se mostrou ainda mais decisiva. Em contraponto às restrições momentâneas, o mercado de construção e reformas teve um imenso salto no período, estimulado por uma massiva presença doméstica gerada pela necessidade de isolamento social, home office etc. “Em meio à febre da construção e reforma, o perfil do consumidor mudou rapidamente. As compras e contratações no setor, que ocorriam de forma técnica, dependente de uma persona com expertise, de profissionais contratados e do convencimento do lojista, passaram a ser cada vez mais realizadas de forma independente e remota, devido às circunstâncias. Acompanhamos essa mudança de comportamento e tivemos um crescimento expressivo no período”, analisa Souza.

Para alcançar esses resultados, o Obra Show, que já havia passado por um processo de pivotagem e estava escalando, tracionando com capilaridade em 16 cidades de quatro estados brasileiros, focou intensivamente no período em se qualificar, levando mais diversificação, transparência e facilidades, tanto para o consumidor como também para profissionais e lojistas, firmando-se como um marketplace que atende a diversas necessidades da construção civil. Como resultado do ecossistema montado entre lojistas e profissionais da construção, além da regionalização de sua atuação, a construtech conseguiu garantir benefícios como entregas em até 3 horas após a confirmação do pedido feito pela plataforma.

Além de atender a um consumidor que surge com novo perfil e novas demandas, as construtechs apostam ainda em outras iniciativas inovadoras para ganhar ainda mais relevância no mercado e se posicionarem para o crescimento. Como exemplo disso, o Obra Show busca estabelecer parcerias com profissionais da construção, promove a rápida ativação de lojistas e ainda favorece os fabricantes, devolvendo a eles informações sobre a performance de seus produtos. “Nossa missão é gerar prosperidade para todo o ecossistema da construção civil, oferecendo muito mais que serviços e produtos de construção, mas também vantagens para todos os envolvidos dessa cadeia. A ambição é tornar a tecnologia cada vez mais relevante para a construção civil, no Brasil e também na América Latina”, afirma o CEO do Obra Show.  

Website: http://www.obrashow.com.br

Compartilhe: