KSPG Automotive implanta programa internacional de segurança comportamental na planta de Nova Odessa

KSPG Automotive implanta programa internacional de segurança comportamental na planta de Nova Odessa

14 de julho de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Iniciativa visa incentivar os colaboradores da fábrica de Nova Odessa a eliminar possíveis riscos de acidentes na rotina em diferentes situações e nos mais diversos ambientes, além do trabalho

A KSPG Automotive, investe no programa de Safe Start – Acidente Zero em sua planta no Brasil, situada na cidade de Nova Odessa-SP. Esse programa já é adotado com êxito em mais de 3 mil empresas de vários países e prevê a eliminação de acidentes no trabalho em dois anos de implementação.

Com uma abordagem colaborativa que envolverá a participação de todos os colaboradores, o programa tem como base trabalhar os quatro estados críticos que colocam a pessoa em risco em qualquer situação do cotidiano, tais como: pressa, frustação, cansaço e complacência.

Segundo Diogo Junior, Supervisor Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Patrimônio da empresa e responsável pelo treinamento na planta de Nova Odessa-SP, o programa, que teve início no final de 2019 e foi retomado este ano por conta da pandemia, possui cinco módulos e tem como objetivo mudar a forma das pessoas entenderem o que é zona de risco e como evitar pequenos incidentes, como por exemplo, falar ao telefone subindo escada, fazer atividades no automático ou com distração, entre outras inúmeras situações no dia a dia em casa, no trânsito ou em qualquer lugar.

O trabalho promove a participação de todos com relatos de situações corriqueiras e que, normalmente, passam despercebidas. “A metodologia permite que as pessoas compartilhem suas histórias e identifiquem os riscos que sofreram em determinadas ocasiões. É um processo dinâmico e interativo com muita troca de experiências. Muito humanizado, o treinamento possibilita um novo olhar e mudança de comportamento para que a pessoa tenha condições de analisar riscos para poder evitá-los”, destaca o profissional.

Por meio de histórias reais, Diogo conta que é possível destacar como erros críticos provocam situações perigosas ou acidentes, assim as pessoas aprendem como identificar exposições de riscos e tomar medidas preventivas, pensando antes de agir nessas ocasiões.

O programa apresenta técnicas de redução de erros críticos para garantir a segurança dos profissionais, abrangendo quatro áreas: ergonomia, qualidade, segurança e trabalhos de riscos.

Já passaram pelo treinamento 170 colaboradores, começando pelos 90 gestores e segue até atingir toda a equipe. Após participarem do programa, as pessoas aprendem a intervir com ações imediatas e anualmente são submetidas a um processo de reciclagem.

Compartilhe: