Vigilância Sanitária interdita três estabelecimentos de venda de bebidas sem licenciamento em Americana

Vigilância Sanitária interdita três estabelecimentos de venda de bebidas sem licenciamento em Americana

3 de outubro de 2025 0 Por Redação Em Notícia
Anúncios

Operação conjunta com as Polícias Civil e Militar visa prevenir intoxicações por metanol e resultou em interdições por falta de licenciamento e apreensão de drogas em uma adega

A Vigilância Sanitária de Americana realizou na noite desta quinta-feira (2) uma nova operação de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, com o apoio das Polícias Civil e Militar. A ação, motivada pela necessidade de preservar a saúde pública diante dos casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no país, resultou na interdição de três estabelecimentos nos bairros Jardim Progresso, Jardim São Paulo e Jaguari.

Anúncios

Resultados da Fiscalização por Bairro

  • Jardim Progresso: Uma adega foi interditada por falta de Certificado de Licenciamento Integrado. A fiscalização, realizada com o apoio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar, culminou na apreensão de drogas em flagrante e na detenção do responsável pelo local. Amostras de bebidas foram recolhidas pela Polícia Científica para análise.
  • Jardim São Paulo: Durante uma inspeção de rotina em conjunto com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil, um depósito foi interditado por ausência de Certificado de Licenciamento Integrado vigente. No local, foram encontradas e descartadas seis garrafas de cerveja fora do prazo de validade. Os responsáveis apresentaram as notas fiscais, comprovando a procedência das demais bebidas comercializadas.
  • Jaguari: Outra adega foi interditada por não possuir o Certificado de Licenciamento Integrado. O estabelecimento também teve parte de seus produtos interditada, pois o responsável não apresentou a devida comprovação fiscal das mercadorias.

Objetivo e Orientações

O diretor da Unidade de Vigilância em Saúde (Uvisa), Antônio Donizetti Borges, ressaltou que a operação tem um caráter estrito de proteção à saúde pública, visando garantir que os consumidores não sejam expostos a produtos de origem duvidosa ou que ofereçam riscos à saúde.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Eliane Ferreira, reforçou que a colaboração da população por meio de denúncias é “fundamental” para a rapidez das ações, que buscam tanto orientar os comerciantes quanto proteger o consumidor.

Anúncios

A Prefeitura orienta os consumidores a adquirirem bebidas alcoólicas apenas em locais devidamente regularizados e a denunciarem irregularidades — especialmente em casos de suspeita de comércio clandestino ou preços excessivamente baixos — por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), telefone (19) 3475-9024, ou pelo site oficial http://www.americana.sp.gov.br/.

Anúncios
Compartilhe:
Anúncios