Sobre Deus, Milagres e Política
29 de julho de 2021 0 Por Haroldo Barbosa FilhoLeio e ouço muita coisa por aí sobre estes assuntos: Deus, milagres e política. Por estar cansado diante de tantas palavras vazias e não ser omisso, vou dar minha opinião a respeito.
Irei polemizar? Sim, a ideia é essa: dizer uma porção de coisas para que você reflita – se quiser – e chegue às suas próprias conclusões, mesmo que sejam diferentes das minhas.
Então, vamos lá.

Muitos, de vez em quando ou regularmente, colocam uma roupa bem bacana e vão a um templo para “fazer uma visitinha” a Deus. Lá, ouvem uma porção de palavras, repetem outras, se despedem e, em seguida, vão embora. Assim, acham que sua obrigação de “visitar” a Deus foi feita, deixando o Altíssimo lá dentro, certos que só por isso merecem receber um ou mais milagres para viver confortavelmente aqui no planeta e que serão lembrados quando forem para o outro lado.
Será que é assim que tudo funciona? Acho que não.
1. Quem procura Deus em templos, vai encontrar apenas uma construção de tijolos. Deus está dentro de todos e de cada um. Quer uma prova disso? Ele se chama consciência, que está o tempo todo dizendo para você fazer o certo e reclamando quando faz algo errado. Os templos existem para explicar isso a você, aguçando sua consciência e apontando o caminho que começa na própria alma e a liga ao todo celestial. Essa é a função deles: acender o Deus que há em você, dando-lhe o livre arbítrio para compreender o que isso significa e andar com Ele por todas as
partes.
2. Da mesma forma, não adianta apenas levantar as mãos aos céus e pedir ajuda. Você tem que ser o primeiro a se ajudar, senão tudo fica como está. Logo, você é o agente de milagres. E “se ajudar” significa trabalhar, ser verdadeiramente útil.
3. Se você é agente de milagres, então pode perfeitamente oferecer um pouco de sua centelha divina para o próximo. Lembre-se que a lei do retorno não deve ser entendida apenas no sentido esotérico, mas prático: quanto mais pessoas você ajudar (com uma palavra sincera mas, principalmente, com uma ação), mais aumentará suas chances de ser ajudado… e obter o milagre que tanto busca para si. Uma coisa leva a outra: assim, não reclame se estiver se sentindo só.
4. Resumo: quer um milagre? Produza para merecer.
5. E sobre política? Ah, a política é muito boa… para os políticos. Deus e milagres não fazem parte desta área. Até porque os políticos – com raríssimas exceções – costumam pensar apenas em si, só se importando com seus semelhantes no momento do voto e deixando Deus completamente de lado. Afinal, Ele não vota, né? Creio que isso traduz o poema.
Penso que Deus não faz, simplesmente, milagres.
Amigos fazem milagres.
Deus possibilita que amizades sejam feitas.
Por isso, é Deus.
Faz o grande milagre.
(Do livro “Brief Words/Breves Palavras” – Edição Bilíngue, português/inglês – Haroldo Barbosa Filho – Amazon e Barnes and Noble Bookstore-USA)

Sobre o Autor
Haroldo Barbosa Filho nasceu em 03.06.1961, é natural de Jardinópolis - SP e atualmente reside em São Paulo – SP – Brasil. É jornalista e redator publicitário. Como escritor e poeta, publicou as seguintes obras: • "Milagres acontecem" - obra de espiritualidade – Editora Vozes (2004). • "Se eu consigo, você consegue" – obra de sociologia – Editora Vozes (2004). • "Um anjo no Paraíso" – romance histórico e biográfico sobre a vida de São José de Anchieta e sua participação na história do Brasil Colônia (Século XVI) – Edições Loyola (2009). • “Gwendydd” – romance – Clube de Autores (2010). • "Yamiuna" – romance juvenil – Editora Cuore/Editorial 5 (2011). • "Caminhos" – obra de sociologia – publicação da Prefeitura de São José dos Campos (2011). • “Cadê meu lanche?” – conto infantil – Editora OAK Books (2016). • “Um dia, uma vida” – poemas – Editora OAK Books / Clube de Autores (2016). • “Histórias pra gente ler enquanto cresce” (em inglês: “Stories for us to read while we grow up”) – conto infantil publicado em nível internacional pela Amazon (2016). • “Breves Palavras” (em inglês: “Brief Words”) – livro de poemas bilíngue publicado em nível internacional pela Amazon (2017). Também participa com poemas nas coletâneas: • "Mulher e Ponto & Homem e Ponto" – Editora Litteris (2014). • "Diário do Escritor 2015" – Editora Litteris. • Primeira Coletânea Literária da Academia Luminescência Brasileira – Poemas (2016). • Coletânea “Mulher é inspiração, homem é gratidão” – Editora OAK Books – Poemas (2016). • Coletânea “Asas à Poesia” – Editora Liberum – Poemas (2017). • É vencedor do V Prêmio Canon de Literatura, com poema publicado em coletânea pela Editora Scortecci (2012).





