Portal EM NOTÍCIA, notícias sobre Brasil, Mercosul, EUA, USA, Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Oceania, Viagens, Turismo, Viagens e Turismo, Entretenimento, Lazer, Esportes, Cultura, Futebol, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa América, Copa do Mundo, Polícia, Notícias Policiais, Política, Congresso, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Gastronomia, Vinhos, Bebidas, Cervejas, Comida, Receitas, Chef, RH, Emprego, Empreendedorismo, Negócios, Oportunidades,
Encerro hoje minhas reflexões natalinas. Compartilhei as mesmas com minha igreja e com você, leitor. Uma boa experiência.
Hoje, volto novamente ao material de Lucas. Oito dias se passaram. José e Maria levaram o menino Jesus a Jerusalém para ser circuncidado, conforme determinava a lei. No templo, têm um encontro inusitado com um homem chamado Simeão. Lucas nos informa que era um homem “justo e piedoso e que esperava a consolação de Israel”. Nestes meus apontamentos quero fazer três destaques:
Primeiro, a ação do Espírito Santo sobre a vida de Simeão proporcionando as variáveis deste precioso encontro. Lucas enfatiza que o Espírito Santo estava sobre Simeão. O mesmo Espírito revelara-lhe “que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor”. É também o Espírito Santo que move Simeão no momento exato que José e Maria entram no templo. O Espírito Santo sempre esteve presente na vida de Jesus Cristo. Desde a concepção, durante o seu ministério, todas as suas atividades foram realizadas no poder do Espírito Santo.
O segundo destaque é exatamente o “cântico de Simeão”. Simeão, talvez um homem idoso, já tinha suas vistas fracas. Seus olhos, possivelmente, não enxergam bem. Contudo, quero destacar exatamente a super-visão de Simeão. Ele, com o menino Jesus no colo, vai dizer “…os meus olhos já viram a tua salvação,…luz para revelação aos gentios…”. Simeão vê longe. Ele está com a criança em seus braços, mas vê a salvação. Vê a luz para todos os povos. Ele enxerga além. Vê o futuro. Sua visão é aguçada. Vê além de uma criança. Vê o Redentor.
O terceiro destaque nestes apontamentos natalinos é sobre a franqueza de Simeão. Numa fala direcionada à Maria, ele aponta para a sombra da cruz que pairava sobre a vida de Jesus. Sua fala remete-nos à cruz. Jesus é homem que nasce com a missão de morrer. Seu destino sempre foi a cruz. É exatamente sua morte na cruz que nos resgatará. É exatamente sua morte que nos abre o caminho da restauração de nossa vida e da própria natureza. O Natal já aponta para a Páscoa. É na morte de Jesus que a vida ressurgirá com toda sua intensidade. Simeão aponta o caminho.
Desejo a todos um feliz ano novo!
Feliz 2025!
Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie