Setor de Bares e Restaurantes da RMC encerra 2025 com saldo de 434 novos empregos
3 de fevereiro de 2026 0 Por Redação Em NotíciaDesempenho anual foi impactado por retração severa em dezembro, que registrou a eliminação de 1.002 postos de trabalho; Campinas liderou o volume de desligamentos no último mês do ano
O setor de bares e restaurantes, classificado no Grupo Alimentação, encerrou o ano de 2025 com um saldo positivo de 434 novos postos de trabalho na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados consolidados foram extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, e divulgados nesta quinta-feira (29).
Apesar do saldo acumulado positivo, o resultado anual foi significativamente comprimido pelo desempenho de dezembro, mês em que o setor registrou a eliminação de 1.002 vagas formais. No último mês do ano, as 20 cidades da RMC somaram 1.997 admissões frente a 2.999 desligamentos com carteira assinada.
Desempenho Regional e Concentração de Baixas
A retração em dezembro foi disseminada por quase toda a região. Das 20 cidades que compõem a RMC, 16 apresentaram saldo negativo. O município de Campinas registrou o maior volume de cortes, com o fechamento líquido de 527 vagas (987 contratações contra 1.514 demissões).
Em contrapartida, apenas quatro municípios conseguiram manter o saldo positivo no período:
-
Artur Nogueira: +7 vagas;
-
Jaguariúna: +4 vagas;
-
Santo Antônio de Posse: +3 vagas;
-
Engenheiro Coelho: +1 vaga.
Análise Setorial e Expectativas
O volume de desligamentos em dezembro representou o patamar mais baixo do ano para o setor de alimentação, contrariando as projeções iniciais. Segundo André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, o índice gerou surpresa no mercado.
“Existia uma expectativa de contratações por boa parte dos empresários da região, conforme pesquisa realizada em novembro. Ainda estamos analisando os fatores macroeconômicos ou locais que levaram a esse desempenho negativo no fechamento do ano”, pontua Mandetta.
Contexto Comparativo
Embora o saldo de 434 empregos em 2025 represente uma desaceleração em relação aos indicadores de 2024, a Abrasel destaca que o número ainda é relevante no contexto da economia regional. Para fins de comparação, o setor de serviços como um todo gerou 2.564 oportunidades no mesmo período.
Até o mês de novembro, o setor de alimentação acumulava um saldo robusto de 1.436 novos postos, montante que foi reduzido em quase 70% após a divulgação dos dados de dezembro.








