Roubos na região da Cracolândia caem pela metade

Roubos na região da Cracolândia caem pela metade

18 de novembro de 2023 0 Por Redação Em Notícia

Medição é feita desde março, quando o monitoramento de cenas abertas foi implementado pela SSP

Há um ano, no período entre os dias 6 e 12 de novembro, eram registrados 192 roubos nos bairros de Santa Cecília e Campos Elíseos. Um ano depois, este número caiu pela metade, de acordo com os dados do relatório das Cenas Abertas de Uso de Entorpecentes publicado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Segurança Pública. Foram registrados 90 casos no período, uma queda de 53% na comparação com o ano passado.
O resultado é fruto das diversas ações de reforço no policiamento implementadas desde janeiro para diminuir os índices criminais nas áreas do 3º e 77º DPs, região conhecida como Cracolândia.
“A colaboração entre o Governo do estado e a Prefeitura do município de São Paulo é destacada como um elemento crucial na redução desses crimes. Isso sugere que as medidas e esforços coordenados entre as autoridades governamentais em diferentes níveis estão produzindo resultados positivos na segurança da região”, destacou a Coordenadoria de Análises e Planejamento (CAP) em seu relatório.
Os furtos também foram impactados, conforme os dados registrados na semana anterior. Do ano passado para cá, os crimes contabilizados na área caíram de 365 para 240, uma diminuição de 34%.
Os índices criminais na região passaram a ser monitorados e divulgados semanalmente pela CAP em abril, com o lançamento do Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso.
Em relação à primeira semana da medição (entre 27 de março e 2 de abril), os roubos no entorno do fluxo de usuários caíram 53% e os furtos, 23%.
Um dos fatores apontados pela CAP como determinantes para o resultado é a integração entre as autoridades e a comunidade local. “Esse tipo de cooperação é muitas vezes vital para o sucesso de iniciativas de segurança, pois envolve a participação ativa da comunidade na identificação de problemas, implementação de medidas preventivas e promoção de uma cultura de segurança.”

Ações no entorno do fluxo de usuários

De 6 a 12 de novembro, a Polícia Militar realizou 14 operações na área do entorno do fluxo de usuários na região central, com um total de 174 ações ostensivas em pontos de incidência criminal.
No período analisado, 77 infratores foram presos em flagrante. Desse total, 36 eram procurados da Justiça e foram recapturados. Além disso, houve a prisão de 18 suspeitos de tráfico de drogas, dez por cometimento de furto, oito por receptação e três por roubo. Dos detidos, nove foram soltos em audiência de custódia com alvará de soltura e/ou medida cautelar para aguardar o julgamento em liberdade.

Reforço no policiamento na região central

A Secretaria de Segurança Pública tem adotado uma série de medidas para combater a criminalidade na região central da capital.
Houve aumento de efetivo de policiais militares e ações como a Operação Mobile, que identifica e prende quadrilhas especializadas em furto e roubo de celulares.
Policiais civis têm feito diligências em ferros-velhos e lojas de celulares usados para identificar receptadores e traçar a rota de aparelhos roubados.
Compartilhe: