Os roubos registraram queda pela 23º semana consecutiva nos bairros do Campos Elíseos e da Santa Cecília, áreas que abrangem, respectivamente, o 03º e 77º Distritos Policiais. De 4 a 10 de setembro, houve redução de 31% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, em números absolutos a queda foi de 139 para 96 registros.
O indicador vem caindo semana a semana desde quando o monitor do Sistema das Cenas Abertas de Uso foi implementado, no final de março deste ano. De lá para cá, os roubos diminuíram 49%, de 190 para 96.
Os furtos também recuaram na primeira semana de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram de 240 para 225, 6% casos a menos. Já em comparação à última semana de março, a queda foi de 28%, passando de 311 para 225 boletins.
Em agosto, os dois crimes mais uma vez se consolidaram em queda na comparação mensal, com recuo de 7,1% nos furtos e 15,9% nos roubos. Abril terminou com queda de 19,1% nos furtos e 8,1% nos roubos. Em maio, foram 22,6% e 20,3% a menos de furtos e roubos, respectivamente. Já em junho, houve recuo de 0,6% de furtos e 14,4% de roubos. No sétimo mês, porém, os furtos cresceram 2,6%, mas os roubos continuaram em queda, com 27,2% a menos.
Entre os dias 4 e 10 de setembro, 39 pessoas foram presas em flagrante por diversos crimes, entre eles, roubos e furtos. Na mesma semana, três procurados pela Justiça foram capturados.
Ações de recuperação do centro de SP
Os números positivos são resultado do esforço da pasta para restaurar o centro de São Paulo. Continuamente, diversas ações são realizadas em conjunto com outros órgãos para recuperar a região das cenas abertas de uso e trazer mais segurança para a comunidade.
Pela Polícia Militar, foi realizado o reforço do policiamento ostensivo, com mais de 120 policiais diariamente nas ruas do centro da capital. Além disso, a Polícia Civil intensificou as investigações para prender os grandes traficantes, responsáveis por abastecer a região da Cracolândia.