“Pensei que ia morrer”, turista é engolido por avalanche e sai ileso; vídeo

17 de outubro de 2022 0 Por Redação Em Notícia

Durante visita guiada à cordilheira na Ásia Central, grupo de dez visitantes foi surpreendido pelo fenômeno natural

Harry Shimmin, um turista que participava de uma visita guiada à cordilheira de Tian Shan, no Quirguistão, na Ásia Central, foi engolido por uma avalanche, viveu para contar a história e ainda registrou o momento em vídeo. Ele não se feriu e, nesta segunda (11), contou a experiência em seu perfil pessoal nas redes sociais ao divulgar as imagens que fez (assista abaixo).

Tão logo chegou ao ponto mais alto da caminhada, disse Harry, ele se separou de um grupo de dez turistas para fotografar o topo de uma falésia. “Enquanto eu estava tirando fotos, ouvi o som do gelo profundo quebrando atrás de mim”, contou.

Nesse instante, o homem começou a registrar o vídeo. Ele relatou que estava lá há algum tempo, então sabia que havia um lugar para se esconder. “Deixei para o último segundo para me mover, e sim, sei que teria sido mais seguro ir para o abrigo imediatamente”, explicou.

O turista reconheceu que se expôs a um grande risco. “Estou muito consciente de que assumi um grande risco. Eu me senti no controle, mas independentemente disso, quando a neve começou a cair e ficou escuro e difícil de respirar, eu estava bloqueando e pensei que poderia morrer”, confessou.

Mas Harry não morreu, pelo contrário, saiu ileso. “Quando [a avalanche] acabou, a adrenalina me pegou com força. Eu estava coberto por uma pequena camada de neve, sem nenhum arranhão”.

Todos os demais turistas, que estavam em um ponto mais distante, também sobreviveram. Dois deles sofreram ferimentos leves e foram atendidos em um centro médico perto da cordilheira.

“Todo mundo estava rindo e chorando, feliz por estar vivo. Foi só mais tarde que notamos a sorte que tivemos”. Caso tivessem caminhado por mais cinco minutos, diz Harry, todos poderiam ter morrido.

Após a avalanche, o turista afirma que ele e os colegas encontraram pedras de gelo maciças. “Foram lançadas muito mais longe do que poderíamos ter corrido, mesmo que agíssemos imediatamente. Para piorar, o caminho corre ao longo de um cume baixo, escondendo a montanha. Então só teríamos ouvido o barulho antes que ficasse tudo escuro”, concluiu Harry.

Compartilhe: