A pandemia afetou três a cada quatro profissionais entrevistados (73,8%), segundo pesquisa recente da Fundação Dom Cabral (FDC) e do Talenses Group. Mas, a rigor, ninguém ficou ileso diante da maior crise sanitária do século. Mesmo quem não se sentiu atingido passou a conviver com um sentimento que os americanos batizaram de “languishing” (algo como “definhamento”), uma mescla de estagnação, desmotivação, vazio e falta de alegria e de objetivos. Em outras palavras, embora nem todas as pessoas não esteja mentalmente doentes, não se pode assegurar claramente que não estão – muitas encontram-se em um estágio intermediário entre o bem-estar e a depressão.
Neste cenário, várias empresas têm buscado oferecer aos seus colaboradores algum tipo de suporte para lidar com os inevitáveis desequilíbrios gerados pela gigantesca sensação de medo e luto que tomou conta do planeta. Pensando nesse desafio corporativo, a ValeCard – especializada em soluções de gestão de benefícios, frotas e meios de pagamento – criou o Vale Cuidar, programa que garante que os colaboradores das empresas clientes tenham acesso a serviços nas áreas de saúde e bem-estar com qualidade e preços acessíveis.
Por meio do Programa Vale Cuidar, a ValeCard oferece aos colaboradores das companhias cliente um “cardápio” com serviços que vão de apoio psicológico, nutricional, jurídico e educacional a descontos em consultas médicas e psicológicas, exames e medicamentos entre outros. Cada empresa personaliza o que será oferecido aos seus colaboradores conforme sua demanda e/ou necessidade.
Para a oferta dos chamados serviços de valor agregado (SVAs), a ValeCard conta com parceiros como a Gympass, plataforma de soluções voltada à saúde e ao bem-estar por meio de exercícios físicos, que oferece serviços como personal trainer, aulas ao vivo em mais de 600 academias, nutrição e terapia; e a Advys, empresa especializada no aconselhamento financeiro, fiscal e empresarial e suporte jurídico e contábil. Já por meio da Tem.Saúde, os colaboradores das empresas clientes têm acesso a consultas médicas, exames e medicamentos com descontos de até 70%.
Outros SVAs oferecidos aos clientes ValeCard são o ensino de inglês em níveis básico, intermediário e avançado com valores reduzidos, em parceria com a College, e de seguros de vida.
“Do ponto de vista de negócio, nosso intuito é conseguir levar valor agregado como diferencial para os nossos clientes. Esses SVAs trazem opção e redução de custos para as empresas”, explica Jhenifer Soares, analista de Produtos da ValeCard. “Outra vantagem do programa é a geração de valor para o usuário final, que tem acesso a serviços e facilidades que possivelmente não teria de outra forma, senão por meio da empresa onde trabalha.”
Um dos maiores conglomerados automotivos do país, o Grupo Caoa é um dos clientes da ValeCard que oferece suporte a seus funcionários por meio do programa Vale Cuidar. Na fábrica da empresa em Anápolis (GO), que conta com 1,5 mil funcionários, são fornecidos serviços de apoio psicológico, financeiro e jurídico.
“Essas questões são extremamente importantes“, comenta Alexandre Vieira, gerente da Área de Gente e Gestão do Grupo Caoa. “É muito positivo para o Departamento de Recursos Humanos, por meio desse apoio terceiro, ter a possibilidade de atuar e contribuir para o bem–estar psicológico, financeiro e jurídico dos colaboradores.“
Nos últimos anos, os departamentos de RH vêm se tornando peças cada vez mais estratégicas nos organogramas das empresas. Um dos motivos para esse fenômeno está na valorização dos benefícios como diferenciais para a atração e retenção de talentos – assim como remuneração e ambiente de trabalho.
Vieira também considera os benefícios oferecidos pela empresa como parte do sistema de remuneração e, por consequência, das ferramentas de atração e retenção de talentos. “A ValeCard oferece esse suporte com excelência”, afirma o gestor. “Por meio desses benefícios, conseguimos estender a mão para auxiliarmos os nossos colaboradores.”