Orquestra Sinfônica apresenta III Concerto da Série Relicário; exposições também são destaques
29 de agosto de 2023O destaque cultural da semana é para o III Concerto da Série Relicário, da Orquestra Sinfônica de Limeira, que acontece nesta quarta-feira (30), na Paróquia São Cristovão, às 20h30. O evento é gratuito e conta com a participação do saxofonista Maikel Morelli, que interpretará o Concerto para Violino e Orquestra em Ré menor (versão para Sax Soprano), do compositor armênio Aram Khachaturian, sob a regência do maestro Rodrigo Müller. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL). A paróquia fica na Rua Bahia, 276 – Vila Cristovam.
A agenda cultural também traz retreta com a Corporação Arthur Giambelli e exposições de moda, história e ciências. Confira abaixo:
Música: Retreta Dominical – Corporação Musical Arthur Giambelli
Domingo (3), às 10h30 – Praça Toledo Barros
A Embaixatriz Sonora de Limeira apresenta um repertório popular com diversos gêneros musicais, entre eles estão: valsas, marchas, sambas, tango, entre outros. A Corporação vem sob a regência e direção artística do maestro Leandro Pereira. Entrada: Gratuita. Classificação: Livre. Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e banda.
Exposição: Customização Fashion
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h – Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea)
As alunas da oficina gratuita de moda “Customização Criativa”, que aconteceu na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), criaram a exposição “Customização Fashion”, na qual colocam à mostra alguns dos projetos desenvolvidos sob a supervisão e curadoria de Mylena Arruda.
A exposição demonstra os gostos, os símbolos e as ideologias de cada uma das alunas participantes, transformadas em comunicação visual, por meio das peças de roupa. Liberdade e arte manual são alguns dos conceitos que ficam evidentes em cada criação artística. As roupas usadas ganharam significados especiais e uma nova vida. Os projetos também têm o intuito de gerar reflexão sobre a importância de uma moda mais sustentável e inspirar esta prática.
Entrada: Gratuita. Classificação: Livre. Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Exposição de longa duração: Limeira, uma cidade entre séculos
De terça a sexta-feira, das 9h às às 17h – Museu Major José Levy Sobrinho
“Limeira, uma cidade entre séculos” é uma exposição de longa duração que apresenta ao público uma visão das variadas dimensões que formam a identidade limeirense, tendo como eixo central a vida na cidade. Cada sala reflete uma dinâmica que se desdobra da convivência comunitária: o viver na cidade e seus temas correlatos; o âmbito doméstico e o morar; os ofícios e a industrialização; as dimensões políticas; e as relações entre saúde e educação. Com o objetivo de despertar o interesse pela história da cidade de Limeira, a exposição proporciona uma percepção crítica e sensível da realidade histórica e busca estabelecer relações de diálogo com os diversos públicos, promovendo ressignificação acerca das obras observadas pelos participantes.
Agendamento de grupos: https://museudelimeira.iandecultura.com.br/iande/ Entrada: gratuita. Classificação: Livre.
Exposição: Gruta da Paz e Sua História
De terça a sexta-feira, das 12h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h – Gruta da Paz
Construída entre 1919 e 1920 e reinaugurada em julho de 2017 pela Prefeitura de Limeira, a Gruta da Paz, que passou por reformas e revitalização, se destaca como um dos principais cartões postais da cidade. Marcando a reabertura deste espaço, o Museu Major José Levy Sobrinho organiza a exposição “Gruta da Paz e Sua História”, que procura, por meio de imagens e fotos, contar um pouco de sua trajetória marcante para a sociedade e para a cultura de Limeira e região.
Entrada: Gratuita. Classificação: Livre. Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
Exposição: Leonardo da Vinci – As Maravilhas Mecânicas
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h40 e das 14h30 às 16h45 – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”
A exposição vem exemplificar, por meio de alguns dos projetos de Da Vinci, como a sua visão foi revolucionária. É dividida em quatro áreas, simbolizadas pelos elementos da natureza (ar, água, fogo e terra), apresentando maquetes, textos e imagens que justificam sua fama de um dos maiores gênios da humanidade.A agenda para visitas de escolas já está aberta pelo telefone 3444-7893.
Entrada: Gratuita. Classificação: Livre. Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e M.A.S.T. – Museu de Astronomia e Afins.
Exposição: Biodiversidade e Saúde
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h40 e das 14h30 às 16h45 – Centro de Ciências e Cultura “Professor Osvaldo Roberto Leite”
O Brasil é um país com grande biodiversidade: uma em cada cinco espécies existentes no mundo vive aqui. Entender melhor a importância da biodiversidade — em especial a brasileira — para a nossa vida e nossa sociedade é um dos objetivos desta exposição. A agenda para visitas de escolas já está aberta pelo telefone 3444-7893.
Entrada: gratuita. Classificação: Livre.Realização: Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e Museu da Vida – Fundação Oswaldo Cruz.
AGOSTO
Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo XVII Festival de Teatro
O XVII Festival Nacional de Teatro de Limeira deste ano trouxe espetáculos na categoria Rua, apresentados por companhias de diversas cidades. Cerca de 3 mil pessoas passaram pelo festival, que aconteceu nos dias 19, 22, 23, 24 e 25 de agosto, em praças públicas e escolas. O projeto é promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
Incentivando as manifestações culturais e destacando novos talentos, as seguintes peças foram selecionadas para o evento: “Sou Caipira, Ibirá, Póra” da Cia Arte das Águas (Ibirá – SP); “Xinfrim” da Cia Pé de Cana (Iracemápolis – SP); “As Espertezas de Arlequim” do Grupo Arte da Comédia (Curitiba – PR); “Exemplos de Bastião” de Mamulengo Sem Fronteiras (Brasília – DF); “Vikings e o Reino Saqueado” da Cia Os palhaços de Rua (Londrina – PR); “Cirqu&Tal” de MB Circo (Piracicaba – SP); e “Melodramas de Picadeiro” do Grupo Rabugentos Cia Teatral (Sertãozinho – SP).
O Prefeito Mario Botion destacou a qualidade da programação do festival e reforçou que, mesmo com as reformas do Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva, sua Administração não hesitou em seguir com a tradição do evento. “Poderíamos ter cancelado e teríamos justificativa para tal, mas optamos por sua realização visando ao trabalho de formação de público”, declarou.
Devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias, o espetáculo “Vikings e o Reino Saqueado”, que aconteceria na Praça Toledo Barros, foi para a E.E Brasil; já “Melodramas de Picadeiro”, que seria no Horto Florestal, teve sua apresentação cancelada.
Trazendo clássicos do circo, música e muita comédia, o Festival de Teatro buscou valorizar as artes cênicas, promovendo o intercâmbio entre os grupos teatrais e o público.
“Foram dias muito importantes para a cultura da cidade, visto que o nosso Festival é muito querido e aguardado pelos participantes do evento e também pela população limeirense que abraçou sua história ao longo desses anos todos”, disse o secretário de Cultura, José Farid Zaine.