ONG inicia rota pelo estado de SP com unidade móvel para exames e diagnóstico de câncer de mama

ONG inicia rota pelo estado de SP com unidade móvel para exames e diagnóstico de câncer de mama

1 de outubro de 2025 0 Por Redação Em Notícia

São 40 dias de ação pela Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral norte, com expectativa de atender cerca de 2.100 pessoas

Depois de circular, em setembro, pela Zona Leste e área central da cidade de São Paulo, antecipando a campanha Outubro Rosa, com atendimento a cerca de 1.300 pessoas, a Unidade Móvel da Américas Amigas inicia, em 1 de outubro, sua rota pela Grande São Paulo e interior do estado, para realização de exames gratuitos de rastreamento e diagnóstico de câncer de mama a pessoas em vulnerabilidade social, a partir dos 40 anos de idade. A primeira parada será em Perus, distrito localizado a noroeste da cidade de S. Paulo e com população estimada em cerca de 87 mil pessoas.

Anúncios

Todos os exames e atendimentos na Unidade Móvel são gratuitos e as pessoas beneficiadas pela iniciativa recebem laudos e resultados no mesmo dia, para evitar novos deslocamentos. A carreta da Américas Amigas é equipada com mamógrafo digital e aparelho de ultrassom, além de sala para exames clínicos. Para participar, basta inscrever-se pelo site da ong e aguardar o contato da equipe de agendamento. As pessoas atendidas que apresentem alterações suspeitas nas mamas serão inseridas no programa Américas Amigas de navegação de pacientes e encaminhadas para novas etapas de atendimento gratuitos oferecidos pela ong.

Padrão Ouro

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde. A mamografia é considerada padrão ouro para o rastreamento e diagnóstico de câncer de mama.

Anúncios

“Levantamentos recentes indicam que a demora para conseguir exames, as dificuldades de locomoção e o receio de se ausentar do trabalho são alguns dos entraves apontados pela maioria das mulheres para não buscar exames de detecção e diagnóstico de câncer de mama. Pelas nossas ações, sabemos o quanto a informação e sensibilização sobre a importância da detecção e diagnóstico precoce podem contribuir para um melhor prognóstico da doença. Por isso, a cada ano, expandimos nossas iniciativas de doação de exames e ampliamos campanhas educativas por meio das nossas redes sociais, website e eventos que contribuem para a divulgação de informações sobre saúde das mamas”, afirma a CEO da ONG Américas Amigas, Andrea da Veiga Pereira.

Anúncios

Depois de Perus, a Unidade Móvel da Américas Amigas segue para Taboão da Serra, Parelheiros, São Miguel (zona leste da cidade de S. Paulo) e Mauá. Em novembro, as ações da Américas Amigas acontecem no Vale do Paraíba e litoral norte do estado.

Rota da Unidade Móvel pela Grande São Paulo em outubro:

1 a 5 de outubro de 2025

CEU DE PERUS

  • R. Bernardo José de Lorena s/n
  • Vila Fanton, CEP 05203-200

8 a 12 de outubro

TABOAO DA SERRA

  • Shopping Taboão – Rod Regis Bittencourt, 2643
  • Jardim Helena – 06768-200

15 a 19 de outubro

PARELHEIROS

  • Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
  • Jardim dos Álamos – 04883-025

21 a 26 de outubro

PARQUE VILA JACUI

  • Rua Catleias, 680
  • São Miguel, São Paulo – SP – 08071-100

29 de outubro a 2 de novembro

MAUÁ

  • Shopping Mauá
  • Av. Gov. Mario Covas Júnior, 01
  • Centro, Mauá – SP, 09390-040)

Para mais informações, www.americasamigas.org.br e @americasamigasoficial nas redes sociais.

SOBRE A ONG AMÉRICAS AMIGAS

Reconhecida, em 2024, como a melhor ONG em saúde do país e eleita entre as 100 melhores entre todos os segmentos, a Américas Amigas atua em todo o Brasil, durante o ano todo ano, por meio de iniciativas próprias e/ou ações em parceria com outras organizações sociais e filantrópicas. As iniciativas da organização estão estruturadas em três programas principais: doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento de profissionais de saúde e doação de exames, além de ações de sensibilização e informação sobre a doença, além das iniciativas voltadas para a navegação de pacientes, que permeiam os três programas de atuação da ONG. Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma instituição sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e certificada como Entidade Promotora de Direitos Humanos. As iniciativas da organização estão alinhadas aos 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de recursos e doações de empresas e pessoas físicas, além de parcerias com outras ONGs e apoio de serviços de saúde.

#juntascontraocancerdemama

Compartilhe:
Anúncios