No Sudeste, apenas o Espírito Santo marcou alta na demanda dos consumidores por crédito em agosto, revela Serasa Experian

No Sudeste, apenas o Espírito Santo marcou alta na demanda dos consumidores por crédito em agosto, revela Serasa Experian

29 de setembro de 2023 0 Por Redação Em Notícia

Rio de Janeiro teve a queda mais acentuada; em todo o país, apenas dois estados apresentaram números positivos

Em agosto, de acordo com Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, o Espírito Santo foi a única Unidade Federativa (UF) do Sudeste a registrar alta na procura por crédito (2,9%), enquanto o Rio de Janeiro expressou a maior queda (-11,4%). Na análise nacional, o índice teve uma retração de 8,4% em comparação ao mesmo período de 2022. Confira, nos gráficos abaixo, o recorte da região e a variação anual dos últimos 12 meses:

“Desde junho do ano passado o indicador de demanda dos consumidores por crédito não registra números positivos. Isso é um reflexo das altas taxas de juros que desencorajam os brasileiros a se comprometerem com dívidas além das quais já possuem. Como era previsto, tivemos uma redução na taxa Selic em agosto, que foi de 13,75% a 13,25% ao ano. Apesar de pequeno, esse corte deve direcionar a uma melhora no quadro inflacionário do país e de forma lenta, mas progressiva, fomentar o consumo de recursos financeiros” explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Ao analisar pela renda pessoal mensal, os consumidores que recebem mais de R$10 mil tiveram a menor queda (-7,4%), enquanto aqueles que ganham até R$500, registraram a maior (-10,5%). Veja na tabela a seguir o detalhamento completo nesta visão:

Espírito Santo e Santa Catarina foram destaque

Ainda segundo o indicador, com exceção do Espírito Santo (2,9%) e Santa Catarina (0,2%), o restante das Unidades Federativas (UFs) apresentaram números negativos, Veja no gráfico a seguir o levantamento completo:

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

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