Portal EM NOTÍCIA, notícias sobre Brasil, Mercosul, EUA, USA, Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Oceania, Viagens, Turismo, Viagens e Turismo, Entretenimento, Lazer, Esportes, Cultura, Futebol, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa América, Copa do Mundo, Polícia, Notícias Policiais, Política, Congresso, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Gastronomia, Vinhos, Bebidas, Cervejas, Comida, Receitas, Chef, RH, Emprego, Empreendedorismo, Negócios, Oportunidades,
O advento está chegando ao final. O próximo domingo será o último antes da grande celebração do Natal. Tenho usado este espaço para refletir sobre o assunto, nos auxiliando na preparação para o Natal.
Hoje, olhando o material de Lucas, quero olhar para Maria, a mãe do Salvador e fazer alguns apontamentos desta leitura natalina.
Primeiro apontamento, destaca-se sua missão de servir. Ela é serva, é escrava do Senhor Deus e submete-se completamente à vontade do Criador. “Aqui está a sua serva, Senhor…”. Assim que ela compreende a mensagem angelical, sua postura é de completa submissão à missão de ser portadora do Verbo Eterno de Deus. Que não percamos, como igreja cristã, a missão de sermos servos de Deus, no serviço de nosso próximo.
O segundo apontamento destaca a singularidade de Maria. Na visita que ela faz a Isabel, sua parenta, é destacado o fato de ela ser “bendita entre as mulheres…”. Maria é mulher singular, única. Mulher simples e singular que teve o privilégio de trazer ao mundo o homem ímpar, também singular, Jesus Cristo. Não é à toa que Maria tem uma enorme simpatia, devoção até, na grande maioria de cristãos espalhados pelo mundo. Ela é singular e todas as gerações reconhecem essa singularidade, oriunda de sua missão.
O terceiro apontamento mostra a humildade da serva do Senhor. Lucas registra o “Magnificat”, sua poesia, seu cântico. Ela, em sua humildade, “engrandece ao Senhor…”. sua missão não a faz presunçosa, orgulhosa ou vaidosa. Sua missão aponta para sua humildade. Deus exalta os humildes e, por vezes, pode humilhar os que se exaltam. A fé não combina com orgulho, com presunção. A humildade é a principal virtude para a fé, teria dito João Calvino.
Que neste Natal o exemplo de Maria nos inspire. Ela nos aponta para a necessidade de sermos servos. Servimos a Deus no serviço ao nosso próximo. Sua missão a fez singular. Ela deu à luz ao Senhor Jesus Cristo. Que nosso viver aponte intensamente para a vida de Jesus Cristo. Que a humildade de Maria, que traz Jesus Cristo em seu útero, nos inspire numa vida de humildade.
Feliz Natal!
Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie