Marcas lidando com crise pelo mau comportamento dos seus influencers

Marcas lidando com crise pelo mau comportamento dos seus influencers

10 de fevereiro de 2022 0 Por Priscila Guidini

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Por Priscila Guidini

Você deve ter visto a crise gigante causada pelo influencer Monark no podcast Flow, quando sugeriu achar ok que os nazistas tenham um partido político.

Bom, antes de entrar nos números da crise, propriamente dita e da relação com as marcas, preciso abrir um parêntese para falar da importância do podcast e do videocast como nova mídia.

Sim, são canais com milhões de seguidores – com mais audiência que a maioria dos programas de TV e que têm alto investimento dos anunciantes. Ou seja, cada vez mais relevante e se você não costuma ouvir /ver, sugiro começar a dar uma olhada.

Voltando ao Monark… ele foi demitido horas depois do seu vídeo ser viralizado. Mas ok, isso você já deve saber… quero comentar aqui a pressão dos internautas sobre as marcas e delas sobre o canal.

Vamos aos números:

  • Foram mais de 549 mil menções com termo Monark e nazismo em menos de 12 horas.
  • Quase 80% dessas menções foram negativas
  • O Canal Flow perdeu 10 mil inscritos em 12 horas
  • O Canal PodPah (do mesmo segmento) ganho 12 mil inscritos no mesmo período

Houve um grande alvoroço do publico pedindo que os patrocinadores do progama se posicionassem. Estamos falando de marca como: Lacta/Bis, Puma, Ragazzo e Prime Video entre outras. Todas suspenderam os patrocínios.

Vamos para outro caso, agora do time Machester United que teve o nome do jogador Mason Greenwood envolvido na acusação de estupro e agressão física contra sua ex-namorada, Harriet Robson. Após pagar fiança, o atacante aguarda o julgamento em casa.

Maaaaaassss, o time também teve que se posicionar e anunciou que qualquer torcedor que tiver uma camisa com o nome de Mason Greenwood poderá realizar a troca da peça gratuitamente nas lojas oficiais do clube.

Oi? Sim e não é só isso:

–  O atacante está afastado e o clube já informou que, enquanto o processo não terminar, ele não veste mais as cores do time;

– Todos os produtos relacionados ao atacante foram retirados das prateleiras e dos canais de venda online.

Ok, o que essas histórias têm em comum?

A importância do posicionamento de uma empresa nesse tipo de situação. As medidas tomadas não são baratas, mas, provavelmente, evitarão uma associação negativa com a imagem da marca.

É, novos tempos….

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