Leitinho destaca atuação do Movimento Apaeano e do Grumaa de Nova Odessa
1 de março de 2024O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) ressaltou nesta quinta-feira (29/02) o trabalho desenvolvido pelas APAEs da região – e do país como um todo –, bem como elogiou a atuação do Grumaa (Grupo de Mães Acolhedoras do Autismo) de Nova Odessa, que busca a inclusão dessas crianças na comunidade. A fala aconteceu durante a cerimônia de inauguração da nova Unidade de Atendimento ABA (Análise de Comportamento Aplicada) do Espaço TEA, voltado para os autistas adultos da APAE de Americana.
“Queria parabenizar todos do Movimento Apaeano pelo seu amor pelas crianças especiais, e por sua luta para inclusão delas na nossa sociedade. Temos a APAE de Nova Odessa, que faz um belíssimo trabalho também. É difícil encontrar pessoas que realmente abraçam essa causa, mas aqui temos vários exemplos de gente assim”, afirmou Leitinho aos presentes.
“E não poderia deixar de destacar essa guerreira, que é a Carine Sena, fundadora do Grumaa. Eu não tinha noção o quanto que essas mães de autistas sofriam por não terem tido apoio do Poder Público. Mas elas me apresentaram suas lutas e seus projetos, pediram ajuda, e nossa administração – minha e do meu vice Mineirinho – fica muito contente de ajudar a fazer a diferença para nossas crianças especiais de Nova Odessa”, acrescentou o prefeito de Nova Odessa.
“Em Nova Odessa, nunca se trabalhou tanto a questão das crianças autistas. A Carina me deu uma aula de amor, de carinho, de cuidado com o próximo. A gente não tinha noção o quanto é difícil a vida dessas mulheres, que dedicam 24 horas do seu tempo a seus filhos. E às vezes o Poder Público fecha os olhos para essa causa. Mas não é mais o caso de Nova Odessa e de Americana. Nestas cidades, as prefeituras trabalham pela inclusão de todos, de todos os nossos filhos”, reforçou Leitinho.
AÇÕES
Entre as medidas de apoio à causa, o prefeito de Nova Odessa destacou ações recentes tomadas nos últimos dois anos, como a inclusão de 200 alunos especiais na Rede Municipal de Educação, a contratação de 165 profissionais de apoio escolar (cuidadores e estagiários) para acompanhar essas crianças e de 18 Professores de Atendimento Educacional Especializado.
Leitinho lembrou ainda que a Prefeitura de Nova Odessa promoveu, em 2023, a regulamentação e emissão das CIPTEAs (Carteirinhas de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) – ou simplesmente “Carteirinhas do Autista”.
Também em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa fechou contrato com o Centro de Referência do Autista, onde 50 crianças recebem atendimento diário. Houve ainda, no Dia das Crianças do ano passado, a inauguração de um Playground Inclusivo em frente ao Paço Municipal.
E tanto a Prefeitura de Nova Odessa quanto o prefeito vêm apoiando diversas ações do próprio Grumaa, incluindo o evento de conscientização sobre autismo e síndrome de Down na Praça Central, em abril de 2022; a 1ª Caminhada da Conscientização do Autismo de Nova Odessa, em abril de 2023; o passeio ao Parque da Mônica, em São Paulo, em junho de 2023; e a “tarde especial” exclusiva no “Parque do Amiguinho”, em frente à Prefeitura, em outubro de 2023.
A Prefeitura de Nova Odessa também apoia financeiramente a APAE da cidade, através de termos de colaboração em três áreas (Assistência Social, Educação e Saúde). Apenas neste ano, os repasses totais dos cofres municipais à Associação vão somar R$ 1.689.875,00.