Jeff Bezos, bilionário dono da Amazon faz história ao realizar o primeiro voo espacial comercial

Jeff Bezos, bilionário dono da Amazon faz história ao realizar o primeiro voo espacial comercial

20 de julho de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Jeff Bezos, a pessoa mais rica do mundo, e três tripulantes decolaram do deserto no oeste do Texas nesta terça-feira (20) a bordo do foguete New Shepard de sua empresa Blue Origin para um voo suborbital – outro marco no início de uma nova era de viagens espaciais privadas.

A espaçonave ligou seus motores BE-3 para uma decolagem da plataforma de lançamento um da Blue Origin, a cerca de 20 milhas (32 km) da cidade rural de Van Horn. Em uma manhã fria para o lançamento, o céu estava claro com algumas nuvens dispersas.

O bilionário norte-americano de 57 anos está voando em uma viagem estimada em 11 minutos até a borda do espaço, nove dias depois que o britânico Richard Branson esteve a bordo do voo suborbital inaugural de sucesso de sua concorrente, a empresa de turismo espacial Virgin Galactic, saindo do Novo México.

New Shepard

A nave de Bezos foi batizad em referência honrosa ao primeiro voo suborbital realizado pelo astronauta americano Allan Shepard, nos primórdios da corrida espacial.

A tripulação da Blue Origin contou, além de Jeff, com o seu irmão Mark Bezos, Oliver Daemen, de 18 anos e Mary Wallace “Wally” Funk, com 82 anos.  Este voo estabelece marcas importantes à astronáutica, bem como realiza uma reparação de erro histórico!

Em seu voo suborbital inaugural, Jeff Bezos ao mesmo tempo atinge a Linha de Kármán, que é tida como a fronteira entre a Terra e os limites do espaço, leva ao espaço a pessoa mais jovem, a pessoa mais velha, em um voo sem tripulação de pilotagem (totalmente voando em modo automático) e como se não bastasse tudo isso, é realizado no mesmo dia em que o homem caminhou na lua (em 20 de julho de 1969) há exatos 51 anos e leva ao espaço uma das 13 mulheres selecionadas pela NASA para tripularem um voo espacial, mas que injustamente tiveram sua chance cancelada pelo fato de serem mulheres.  Wally Funk era uma dessas 13, e hoje, após esperar por longos 60 anos, teve a oportunidade de deixar o Planeta Terra.

Confira como foi o lançamento:

Compartilhe: