Jacira reforça pedido de poço artesiano ao superintendente do DAE
11 de julho de 2025A vereadora Jacira Chávare (Republicanos) reforçou, nesta quinta-feira, o pedido para que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) instale um poço artesiano na região dos bairros Vila Brieds e Nova Americana. A solicitação foi feita diretamente ao diretor-superintendente da autarquia, Marcos Morelli, durante visita técnica realizada nas praças Sérgio Pestana e Melvin Jones, locais, que, futuramente, podem receber o poço.
Em janeiro, Jacira havia protocolado uma indicação junto ao Poder Executivo solicitando a instalação do poço artesiano, uma vez que a demanda era suprida antigamente pelo poço artesiano da empresa Sucos Del Valle, que foi fechado juntamente com a interrupção das atividades da empresa. “Hoje, o poço mais próximo para atender a população da Vila Brieds e do Nova Americana fica na igreja São João Bosco, na Vila Santa Catarina, ou seja, bem distante. E vale ressaltar que muitas pessoas não têm carro para ir até o poço artesiano e fazem isso a pé, puxando um carrinho de feira. Por isso, a importância de o poço voltar a funcionar aqui nesta região”, explicou a vereadora
Morelli disse que o DAE planeja a perfuração de novos poços artesianos na cidade, porém, a autarquia depende do resultado de um estudo que vem sendo realizado pelo Comitê de Bacias PCJ (dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). “Trata-se de um estudo sobre a utilização de águas subterrâneas em Americana, cujo objetivo é estabelecer medidas e ações de proteção e de uso racional, buscando a gestão responsável. Esse estudo foi iniciado em janeiro e deve ficar pronto entre novembro e dezembro deste ano”, disse o diretor-superintendente.
ESTUDO. Os dois municípios das Bacias PCJ escolhidos estão entre as quatro áreas críticas identificadas no projeto Regionalização de Diretrizes de Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas. Entre os pontos que serão levantados no estudo estão o Plano de trabalho; Levantamento de dados e preparação de bases cartográficas; Caracterização geral da área, da geologia e hidrogeologia; Avaliação da quantidade das águas subterrâneas; Delimitação de áreas críticas; Proposição de medidas de gestão de recursos hídricos e Relatório Final.