Grupo teatral aborda reciclagem em peça infantil gratuita, em Piracicaba

Grupo teatral aborda reciclagem em peça infantil gratuita, em Piracicaba

10 de outubro de 2023 0 Por Redação Em Notícia
Anúncios

A peça “Reciclagem Divertida” será encenada em escolas públicas com 12 apresentações  

“Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo”. A reflexão feita pelo filósofo espanhol José Ortega y Gasset, capta com perfeição a urgência em despertar a atenção dos adultos do amanhã sobre a destinação correta dos resíduos. E é justamente esse o objetivo do espetáculo teatral “Reciclagem Divertida”, que será apresentado entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, em escolas públicas de Piracicaba – SP. Realizadas pelo Grupo Teatro Sustentável, as 12 apresentações contam com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC), Ministério da Cultura e patrocínio da Caterpillar. “No Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados! Essa realidade precisa mudar com urgência e as crianças são o segredo dessa transformação”, explica Christiane Deucher, diretora do Grupo Teatro Sustentável. O Teatro Sustentável, projeto que mescla elementos clássicos com o teatro moderno, concebeu espetáculos de 50 minutos de duração que, em vez de contar com efeitos visuais high tech, encantam com a beleza simples do criativo, transformando materiais do dia a dia em elementos cênicos únicos.

Sinopse

O texto é de Renato Milan, que tem grande experiência em produções teatrais infantis e voltadas à conscientização. Interpretado por experientes atores, o enredo da história acompanha a jornada dos personagens dentro do incrível mundo da reciclagem. Com figurino e cenário de Thales Cristóvão e direção de Renato Milan, as apresentações cativam principalmente crianças que nunca assistiram a uma produção teatral. Ao usar o lúdico do teatro como ferramenta de aprendizado, a peça “Reciclagem Divertida” busca ensinar crianças e jovens sobre a importância da coleta seletiva e do correto descarte de resíduos, incentivando o seu reaproveitamento e a reutilização. O Teatro Sustentável tem como principais objetivos maravilhar, surpreender e transmitir uma história que ultrapassa a mera narrativa. Para alcançar tais metas, foi empregado uma grande dedicação na preparação do espetáculo. “Nossa mensagem é, que quanto mais reciclarmos, menos lixo acaba em aterros e lixões. Ao encenar questões importantes por meio de uma abordagem lúdica, é possível alcançar um aprendizado e uma expressão artística ainda mais impactantes”, finaliza Renato Milan.

Serviço:

Apresentações da peça “Reciclagem Divertida”

Piracicaba (SP)

Dia: 16/10/2023 Horários: 10h30 Local: E.M. Joaquim Carlos Alexandrino de Souza EndereçoRua Paulo Brunhs, 441 – Jardim Caxambu Dia: 16/10/2023 Horários: 14h Local: E. M. Fábio de Souza Maria Endereço: Rua Luiz Romio, 165 – Jardim São Francisco Dia: 17/10/2023 Horários: 8h e 10h Local: E.M. Enedina Lourenço Vieira Endereço: Rua Maria Isabel da Silva Mattos, 331 – Loteamento Ipanema Dia: 17/10/2023 Horários: 14h Local: E.M. Wilson Guidotti Endereço: Rua Lins, 288 – Jardim Tóquio Dia: 18/10/2023 Horários: 8h30 Local: E.M. Francisco Corrêa Endereço: R. Prof. Felinto de Brito, 376 – Jardim São Paulo Dia: 18/10/2023 Horários: 14h Local: E.M. Antônia Benedita Eugênio Endereço: Rua Maria de Lourdes Fernandes Jacob, 111 – Mário Dedini Dia: 19/10/2023 Horários: 8h e 10h Local: E.M. Judith Moretti Acorsi Endereço: R. Ipeúna, 40 – Parque Piracicaba Dia: 19/10/2023 Horários: 14h Local: E.M. Francisco de Almeida Kronka Endereço: Rua Cândido Mota, 299 – Eldorado Dia: 20/10/2023 Horários: 10h20 Local: E.M. Maria Benedicta P. Penezzi Endereço: R. Moacyr Corrêa, 130 – Campestre Dia: 20/10/2023 Horários: 14h Local: E. M. José Pousa de Toledo Endereço: Av. das Castanheiras, 300 – Bosques do Lenheiro
Compartilhe:
Anúncios