Gama efetua prisões por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma e adulteração veicular
18 de abril de 2025Operação conjunta culminou na detenção de dois indivíduos e apreensão de armas, munições e veículos
A Guarda Municipal de Americana (GAMA), em operação conjunta com a Inspetoria e o Apoio Tático, efetuou na madrugada desta quinta-feira (18) a prisão em flagrante de dois indivíduos por envolvimento em tentativa de homicídio ocorrida em Santa Bárbara d’Oeste, porte ilegal de armas de fogo, munições de uso permitido e restrito, favorecimento real e adulteração de sinal de identificação de veículo automotor. A ocorrência, registrada sob o Boletim de Ocorrência da GAMA nº 3891/2025 e Boletim de Ocorrência da Polícia Civil nº FJ 7739-2/2025 do 2º DP de Santa Bárbara d’Oeste, teve início às 00h30 na Avenida da Amizade, nº 2135, em Americana.
A equipe da Subinspetoria ROMU 235, em patrulhamento preventivo na região da Vila Amorim e Vila Dainese, recebeu informações sobre uma tentativa de homicídio ocorrida na Rua Catanduva, no Jardim Esmeralda, em Santa Bárbara d’Oeste. O autor dos disparos, identificado como V.W.M., de 25 anos, estaria em fuga para Americana em um veículo Saveiro branca, modelo G4.
As equipes intensificaram o patrulhamento na divisa das cidades e, mediante denúncia anônima, obtiveram a informação de que o suspeito estaria escondido em uma residência nos fundos de uma adega na Avenida da Amizade, aguardando outro veículo para prosseguir a fuga, enquanto a Saveiro permaneceria oculta no local.
Ao se aproximarem do endereço indicado (nº 2135), os agentes visualizaram um veículo ligado e um indivíduo saindo da garagem. Ao notar a presença da GAMA, o indivíduo retornou correndo para o interior do imóvel, sendo imediatamente acompanhado pelos subinspetores Aguilera e Siderlei. O condutor do veículo ligado aproveitou a situação para evadir-se, não sendo possível sua identificação.
No interior da residência, V.W.M. foi detido na cozinha ao sair do banheiro, e um segundo indivíduo, identificado como G.S.M., de 23 anos, foi detido na sala. Em busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ambos. V.W.M. recebeu voz de prisão em flagrante por tentativa de homicídio e confessou o crime, relatando ter efetuado quatro disparos contra a vítima e dispensado uma arma pela janela do banheiro ao avistar a equipe policial. Ele alegou que a vítima teria assediado sua esposa em data anterior. G.S.M. informou desconhecer o crime e que apenas autorizou V.W.M. a guardar o veículo na residência.
Em averiguação a uma motocicleta na garagem, constatou-se que a placa ostentada (SWI2J49) não correspondia ao chassi, sendo identificada, via pesquisa, outra motocicleta do mesmo modelo com placa oficial APH2J64. G.S.M. também recebeu voz de prisão em flagrante por adulteração de sinal de identificação de veículo automotor (Artigo 311 do Código Penal).
A Saveiro utilizada na fuga foi localizada estacionada atrás do banheiro, nos fundos da residência. Pela janela do banheiro, foi encontrado um revólver calibre .32 com dois projéteis intactos e marcas de percussão. No interior da residência, foram localizadas sobre um criado-mudo três munições calibre 9mm e, em um guarda-roupas, uma pistola desmuniciada calibre .765. V.W.M. assumiu a propriedade de ambas as armas, enquanto G.S.M. assumiu a propriedade das munições calibre 9mm.
Em contato com o plantão policial de Santa Bárbara d’Oeste, o delegado de polícia civil Dr. Eduardo S. F. Cunha dispensou a preservação do local para perícia e solicitou a apresentação dos detidos e materiais apreendidos no plantão daquela comarca. A autoridade policial deliberou pelo registro do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, ratificando a prisão em flagrante de ambos os indivíduos, que foram recolhidos ao ergástulo público para aguardar audiência de custódia. Os veículos (Saveiro e motocicleta) foram recolhidos ao pátio municipal, e as armas, munições e um aparelho celular apreendido foram encaminhados à Polícia Científica para perícia.