Festival Corpos Visíveis celebra arte e diversidade em sua 4ª edição em parceria com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade

Festival Corpos Visíveis celebra arte e diversidade em sua 4ª edição em parceria com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade

24 de janeiro de 2025 0 Por Redação Em Notícia

O evento seguirá nos dias  1, 7, 8 e 22 de fevereiro de 2025, no Rio de Janeiro, com foco em gênero, sustentabilidade e mercado criativo. Projeto tem expectativa de impactar 20 mil pessoas

O Festival Corpos Visíveis, primeiro evento na América Latina dedicado à arte e música com foco em gênero e diversidade, se prepara para sua 4ª edição. Totalmente gratuito, começou nos dias 17 e 18 de janeiroe seguirá pelos dias 1, 7, 8 e 22 de fevereiro, em diversos pontos do Rio, incluindo o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, Museu de Arte do Rio (MAR), Galpão Bela Maré, Centro de Artes da Maré, Piscinão de Ramos e o Instituto Arteiros na Cidade de Deus. 

A 4ª edição também marca a parceria com a 7ª edição da Mostra Cine Diversidade, um evento que exibe curtas-metragens independentes latino-americanos com temas voltados à diversidade de gênero e sexualidade. Esse ano, a mostra vem com programação mais extensa! Serão 50 filmes selecionados para abordar temas urgentes, como a interseção entre diversidade sexual, étnico-racial e as questões ambientais.

Com quase três meses de exibições gratuitas em diferentes bairros da cidade e online, a Mostra Cine Diversidade oferece sessões e oficinas de audiovisual abertas ao público, com direito a votação popular e premiações em dinheiro.

Entre os destaque da 7ª Edição da Mostra teremos: 

Surreal de Ketty Valêncio que retrata o cotidiano da artista Nenesurreal; A Volta de Anny Stone que aborda relacionamentos transcentrados, e de algumas questões de nascimento, vida e morte travesti; Ave Maria de Pê Moreira que registra a relação familiar, reencontro com a casa e troca de afeto; Mães é um curta documental que retrata a jornada de casais de mulheres lésbicas que buscaram o sonho da maternidade; Macunaíma Pop do Cerrado apresenta uma proposta radical de descolonização da estética hegemônica e das subjetividades racistas e sexistas, trazendo de volta toda irreverência do anti-herói mais controverso da literatura nacional.

Nesta edição de verão, o Festival dá ênfase também à preservação ambiental e ao fortalecimento de vínculos entre a arte, a sustentabilidade e a diversidade brasileira. Mulheres indígenas e negras, em especial, tem papel de destaque ao protagonizarem palcos e debates sobre os desafios e as soluções para o racismo ambiental e a crise climática. A proposta é mergulhar em uma imersão de arte, cultura e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas considerando o contexto das populações periféricas e marginalizadas.

“Queremos provocar um movimento de visibilidade e empoderamento para as mulheres e as populações LGBTQIAPN+ por meio da arte, da música e da cultura. O Corpos Visíveis é mais que um festival, é um espaço para amplificar as vozes que muitas vezes são silenciadas. Nosso compromisso para garantir que isso aconteça é mais forte a cada edição, sendo um festival totalmente realizado e protagonizado por mulheres e LGBTQIAPN+”, afirmou Karina de Abreu, produtora cultural, co-idealizadora do Festival Corpos Visíveis e cofundadora da ColetivA DELAS.

Sobre o Festival Corpos Visíveis – https://www.corposvisiveis.com/

O Festival Corpos Visíveis é o único Festival de arte e música da América Latina com foco em gênero e diversidade, realizado desde 2018 no Rio de Janeiro. O evento busca criar espaços de protagonismo, visibilidade e geração de renda para mulheres e a população LGBTQIAPN+, promovendo debates públicos e reflexões sobre violências de gênero, raça, meio ambiente, sustentabilidade e mercado criativo, por meio da arte, cultura, educação e inclusão de mulheres diversas e LGBTQIAPN+ das periferias.

Sobre a ColetivA DELAS – https://www.coletivadelas.com.br/

A ColetivA DELAS é um hub de impacto social focado em promover diversidade, equidade e inclusão através da economia criativa. Com uma equipe diversa e comprometida, a ColetivA desenvolve projetos inovadores que conectam cultura, educação e sustentabilidade. O objetivo é oferecer visibilidade e oportunidades para grupos sub-representados, empoderando estas pessoas e transformando o mercado. Com mais de 10 anos de experiência, criam eventos e plataformas de diálogo que impulsionam o empreendedorismo criativo e a construção de um futuro mais justo e inclusivo.

O Festival Corpos Visíveis e Mostra Cine Diversidade são realizações da ColetivA DELAS com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro no 5.553 de 14 de janeiro de 2013, regulamentada pelo Decreto no 37.031 de 12 de Abril de 2013, alterado pelo Decreto n° 41.998, de 21 de julho de 2016 e através do edital Pró-Carioca Linguagens, da Oi S/A e da SEREDE. Ainda, contam com o apoio do Oi Futuro, a Boomerang Soluções Ambientais, da co.liga e do Ibermúsicas por meio de sua linha de “Apoio à programação musical”, chamada 2024.

Serviço

Festival Corpos Visíveis / Mostra Cine Diversidade

www.corposvisiveis.com

www.instagram.com/corposvisiveis

De 17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2025.

Gratuito

Ingressos: www.sympla.com.br/evento/festival-corpos-visiveis-feat-mostra-cine-diversidade/2765705 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA CINE DIVERSIDADE

Data: 8 de fevereiro de 2025, sábado

Local: Piscinão de Ramos

Endereço: Praça Roquete Pinto, 2 – Maré, Rio de Janeiro RJ

18h30 às 19h15 – Sessão Cine Diversidade

Data: 22 de fevereiro de 2025, sábado

Local: Instituto Arteiros

Endereço: R. Daniel, 84 – Cidade de Deus, Rio de Janeiro, RJ

15h – Exibição Cine Diversidade

Compartilhe: