Esperar em Deus

Esperar em Deus

23 de outubro de 2025 0 Por Redação Em Notícia
Nós não gostamos de esperar. Nosso tempo é marcado pelo imediatismo. Queremos que tudo aconteça com rapidez, num “click”.
No Salmo 40, atribuído ao rei Davi, fala poeticamente de sua experiência de esperar em Deus. Usando o Salmo como referência quero fazer aqui algumas afirmações sobre a atitude de esperar em Deus.
Primeiro, a espera em Deus deve ser uma espera qualificada. Davi esperou “confiantemente”. Ele usou um advérbio, palavra que modifica o sentido do verbo, indicando uma intensidade, um modo. O tempo de Deus é um tempo completamente diferente do nosso. Daí, o desafio que é esperar em Deus. Tem que ser uma espera adjetivada, qualificada. Deus não tarda e nem falha. Ele age no tempo certo, “na plenitude do tempo”. Mas, no tempo dEle. Eis o desafio.
Segundo, a espera em Deus é uma espera recompensada. Davi diz que Ele “ouviu quando clamou por socorro”. Vale a pena esperar. Deus não é surdo. Ele ouve e atende ao nosso clamor. Espera qualificada é espera recompensada.
Terceiro, a espera em Deus é uma espera direcionada. Davi relata sua experiência e percebe o agir de Deus em sua vida, tirando-o de um “poço de perdição, dum tremedal de lama”, colocando seus pés sobre um terreno firme dando-lhe segurança em seus passos. Pode ser que surja uma insegurança no ato de esperar em Deus. Porém, sua resposta, seu agir, quando chega, dá direcionamento e segurança para andar. Ele sempre nos ajuda no recálculo de nossa rota.
Quarta afirmação, a espera em Deus é uma espera inspirada. Davi, em sua poesia, fala que o Senhor o inspirou, colocando em seus lábios uma música nova. Sua inspiração vem de Deus. Sua inspiração produz um cântico novo e tem um propósito e produz um resultado, a confiança em Deus.
Sei que não é fácil esperar. Queremos sempre a resposta pra ontem. Você gosta de esperar? Esperar um amigo? Esperar a hora de uma consulta médica? De um atendimento? Esperar um evento? É preciso ter uma espera qualificada. Eis o desafio. A espera qualificada é sempre recompensada. A hora da espera chega ao final. Então, temos a experiência do direcionamento. Conseguimos andar. O terreno, após a espera é firme, é seguro. A música vem. A inspiração chega. Ela vem de cima, do Criador. Ela produz um ambiente de confiança. Quero desafiar você, leitor, a esperar em Deus. Uma espera qualificada, recompensada, direcionada e inspirada.
É isto!
Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano e Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Compartilhe:
Anúncios