Escola “Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg”

Escola “Profª Elisabeth Steagall Pirtouscheg”

13 de novembro de 2025 0 Por Redação Em Notícia
A Escola Estadual de 1º Grau Profa. Elisabeth Steagall Pirtouscheg, localizada na Rua do Irídio, no Bairro Mollon, tem para mim uma importância muito grande: lá, tive uma das mais significativas experiências logo no início do meu magistério, o qual exerci por mais de 55 anos!
Era o ano de 1974 e o bairro era um enorme algodoal, que ia de uma estrada a outra. O que é hoje a nossa movimentada Avenida Santa Bárbara, era uma pista única que nos ligava a Americana. Do outro lado a SP-304. Nesse espaço todo, estava uma enorme plantação de algodão, tomando toda a área, onde hoje temos o Shopping e os bairros Mollon, Pântano e Jardim Amélia.
Havia uma Escola no meio do algodoal: a Escola Mista do Bairro Mollon, composta de uma sala de aula e outra sala que servia de despensa e cozinha. Quase não havia casas!
Os professores tinham que percorrer as residências para cadastrar as crianças em idade escolar e que deviam frequentar nossa Escola! Hoje, é difícil imaginar ali, uma “zona rural”, com muita plantação, quase na sua totalidade de algodão.
As classes eram mistas: de manhã funcionava com alunos de 1ªs. e 2ªs. séries e à tarde, alunos de 3ª. e 4ª. séries. Eu lecionava de manhã, e à tarde era a dedicada professora Maria José Murbach que já era professora efetiva e estava lá desde 1971.
Em 1975 houve a construção de mais duas salas e posteriormente outras ampliações vieram, tornando-a como é hoje: grande, bonita, alegre!
A Escola tem hoje dez salas de aula, com mais de trezentos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Dentre as várias lembranças daquele rico período em minha vida, sem dúvida, uma delas jamais vou me esquecer: o dia em que pude reunir meus alunos na parte externa – a Escola era cercada por um alambrado, havendo um considerável espaço livre, e então eu pude falar-lhes sobre a importância da árvore! Era um Dia da Árvore, 21 de setembro.
Lembro-me com detalhes daquele momento, em que participou também a zeladora-cozinheira da escola, a Dona Antonia, uma nordestina viúva que morava no Jardim Ipiranga, em Americana. Foi ela que fez o “berço” na terra e preparou o local para o plantio.
Essa Escola hoje, tem para mim um outro significado muito importante: ela leva o nome de uma barbarense que marcou época na educação: Profa. Elisabeth Steagall Pirtouscheg.
Tive o privilégio de conviver com a Dona Beth, quando em 1971, fomos colegas de classe no Curso de Pedagogia no então Instituto Educacional Piracicabano. Quantas conversas, quanto aprendizado, quantas lições de vida, com aquela pessoa que poderia ser minha mãe! Muita saudade!
A Profa. Elisabeth teve passagem também pela Escola José Gabriel de Oliveira e foi uma grande líder da comunidade Espírita em nossa cidade.
Homenagem justíssima a uma educadora por excelência: uma bela Escola com o seu nome.
Gilson Alberto Novaes, Professor Universitário, Advogado, Mestre em Comunicação Social e Doutor em Educação Arte e História da Cultura. Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.
Compartilhe:
Anúncios