Diplomacia da Letônia emite até sábado passaportes para letos e descendentes de imigrantes letos em Nova Odessa
12 de junho de 2025 0 Por Redação Em NotíciaPela segunda vez, Nova Odessa recebe uma equipe diplomática oficial proveniente da Letônia que tem como objetivo realizar a emissão de passaportes para cidadãos letos que moram no Brasil, ou de ascendência leta que nasceram e vivem aqui e em outros países da América do Sul. A ação, que aconteceu pela última vez em 2015, está acontecendo ao longo da semana no IZ (Instituto de Zootecnia), vai até este sábado, dia 14 de junho.
Na visita anterior, em 2015, cerca de 70 pessoas aderiram à emissão do passaporte leto. Desta vez, até o momento, a equipe já atendeu cerca de 450 pessoas, muitos deles moradores de Nova Odessa e descendentes dos imigrantes da Letônia que chegaram à cidade a partir de 1905.
De acordo com a presidente da Associação dos Letos da América do Sul e Caribe, Renate de Carvalho Albrecht, a Letônia não possui uma embaixada em nenhum país da América Latina, o que dificulta os serviços do Consulado na emissão de passaporte para os letos.
“A missão aqui no Brasil é uma iniciativa da comunidade leta no Brasil e que permite que os cidadãos letos ou brasileiros com dupla cidadania emitam ou renovem seus documentos oficiais sem ter que viajar ao exterior”, explicou a presidente da Associação.
Os atendimentos aos interessados são feitos por representantes do Departamento Consular do Ministério de Relações Exteriores da Letônia, que contam com acesso aos sistemas necessários para a coleta de dados dos interessados. Após a conferência dos dados, os passaportes serão emitidos e enviados para o Brasil diretamente da Letônia, via correio.
“Para muitos cidadãos, este é o primeiro passaporte leto emitido. O documento tem validade de 10 anos, o que torna essa iniciativa muito significativa para a comunidade leta no Brasil”, completa Renate – que é casada com o novaodessense Felipe Albrecht.
Para Rubens Peterlevitz, que é membro voluntário da equipe organizadora, o trabalho é resultado de um esforço em conjunto. “São mais de seis meses de preparação para este momento, atualizando dados e garantindo que todos estivessem aptos aos atendimentos, para evitar que pessoas que viajassem de longe tenham problemas em realizar a emissão do passaporte”, destacou.
A organização local do evento conta ainda com os “reforços” das novaodessense Deise Emília Klavin Alvarenga, presidente do Centro Cultural Leto de Nova Odessa, Júlia Klavin, Gunta Gutmanis e Daina Gutmanis – todas de ascendência leta. Já o atendimento técnico e emissão de passaportes é realizado pelos representantes letos Ansys Herzog e Matisse, enviados diretamente pela Letônia.
11ª FESTA LIGO
A comunidade leta em Nova Odessa realiza neste final de semana (dias 14 e 15/06), no Espaço Cultural Leto Ralfo Klavin do Altos do Klavin, a tradicional Festa Ligo, entre outras programações esportivas, culturais e gastronômicas. O evento tem o apoio da Prefeitura de Nova Odessa e visa celebrar anualmente o solstício de verão na Letônia, trazendo diversas novidades nesta 11ª edição. Saiba mais em https://www.instagram.com/festaligo, https://www.facebook.com/LetoniaBrasil/ e https://www.instagram.com/cclno.info/ .