Dia do Profissional de RH: 5 tendências tecnológicas que potencializam sua atuação
3 de junho de 2021As tendências tecnológicas vieram para ficar. Neste Dia do Profissional de RH, comemorado em 3 de junho, empresas especialistas no assunto pontuam os principais benefícios notados por estes profissionais ao utilizarem a inovação como aliada em suas rotinas de trabalho.
Assim como grande parte das profissões, o setor de Recursos Humanos também teve de se adaptar aos novos modelos de trabalho, seja remoto ou híbrido. Em uma área que tanto zela pelas relações interpessoais, tornou-se um desafio manter a equipe engajada, a cultura da empresa ativa e realizar a atração de novos talentos à distância. Diante deste cenário, a tecnologia passou a ter um papel fundamental para que o profissional de RH pudesse continuar desenvolvendo a gestão de equipes com excelência.
1) Controle de jornada
Para a HR Tech Ahgora, que desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, a tecnologia auxilia o RH a ser mais estratégico principalmente por oferecer tempo para que ele se dedique à gestão de pessoas, já que softwares fornecem recursos para que funções rotineiras sejam otimizadas.
Segundo a CLT, o ponto eletrônico é obrigatório para empresas com 20 colaboradores ou mais. Mais do que isso, a gestão da jornada de trabalho com o uso da tecnologia gera transparência nas relações de trabalho. RH, empresa e colaboradores têm em mãos dados indispensáveis para o correto fechamento da folha, por exemplo.
Desta forma, é possível diminuir em até 60% o tempo gasto com a tratativa de ponto, e o uso de sistemas alternativos contribui para este resultado – em um aplicativo, o colaborador tem acesso ao seu espelho detalhado e pode solicitar ajustes, otimizando o trabalho do RH. No final, todos saem ganhando.
2) Gestão do tempo
Em tempos de ascensão dos novos modelos de trabalho, é ainda mais importante garantir que as equipes façam suas pausas e descansem, e a tecnologia também pode ajudar o RH neste processo: uma espécie de catraca virtual inclui as pausas obrigatórias intra e interjornada, e orienta o colaborador a encerrar as atividades, evitando horas extras desnecessárias e prezando por sua qualidade de vida.
“Como uma HR Tech, nosso principal objetivo é justamente descentralizar o papel do RH por meio das tecnologias, para que o profissional tenha mais tempo para dedicar-se à gestão de pessoas e que, com os dados gerados, possa tomar decisões mais assertivas e embasadas em informações reais”, complementa Simone Gomes, HR Business Partner da Ahgora. “Trabalhamos para que o RH se torne cada vez mais estratégico dentro das empresas”, afirma.
3) Uso de dados no RH
Com a transformação digital, o RH finalmente está dando mais atenção à infinidade de dados que tem em mãos. “Com o People Analytics, tendência revolucionária na gestão de pessoas, é possível coletar, organizar, diagnosticar e mensurar dados sobre o capital humano através de softwares que fazem o cruzamento de informações para potencializar a tomada de decisões”, defende a HR Business Partner da Ahgora.
4) Contratação à distância
Se para quem já conhecia a equipe, o momento de trabalho remoto pediu resiliência e foco, imagina para quem mudou de emprego? Um dos maiores desafios é trazer acolhimento para este momento de entrada, fazendo com que os novos membros da equipe entendam e incorporem a cultura da empresa, se sentindo parte real dela.
“A verdade é que esse processo começa antes mesmo da contratação. A criatividade, aliada às ferramentas digitais, torna-se ainda mais estratégica para a gestão de pessoas na identificação de perfis compatíveis com a cultura da empresa, já incorporando os valores da marca e modelo de trabalho. Uma seleção afinada e assertiva faz toda a diferença para alcançar o objetivo de uma equipe integrada, mesmo sem o contato presencial de costume”, explica Fernanda Inomata, Head de Assuntos Institucionais do Pravaler, maior plataforma de soluções financeiras para educação do Brasil.
5) Onboarding à distância
Portanto, proporcionar um onboarding que faça sentido para o colaborador é fundamental. Aproveitar esse momento para integrar diversas pessoas da empresa ajuda a humanizar e mostrar a cultura da companhia em uma perspectiva ampla. “É importantíssimo proporcionar uma experiência que coloque os colaboradores em contato com o propósito da empresa, além de fazer desses momentos de apresentação das áreas uma oportunidade de voz aos novos membros para se mostrarem genuinamente aos demais colegas”, completa Fernanda, do Pravaler.
Grupos focais e bate-papos são estratégias que melhoram a integração. No Pravaler, o uso desses recursos gerou um aumento de 125% no número de NPS dos funcionários entre agosto e dezembro de 2020, além da continuidade da visão engajada dos funcionários com mais de 30 e 60 dias de casa. Colaboradores que estavam a mais tempo na empresa foram selecionados para o chamado “buddies”, um colega da área desse novo colaborador, que o acompanha nesse momento de chegada, tira dúvidas e serve como um guia.
Em meio ao isolamento social, o ambiente plural de trabalho dos colaboradores, fortemente influenciado pelo trabalho remoto, tem gerado oportunidade das equipes de Recursos Humanos olharem mais atentamente para todos os funcionários, dos recém-chegados aos veteranos.
Sobre a Ahgora
A Ahgora é uma HR Tech que desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, com o objetivo de empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados em tempo real para torná-los mais estratégicos. Facilitamos rotinas, reduzimos custos e simplificamos a gestão do capital humano através de um ecossistema de aplicações que promovem transparência nas relações de trabalho. Geramos dados com o apoio da tecnologia para descentralizar a atuação do RH, tornando-o mais estratégico.
Sobre o Pravaler
O Pravaler é a maior empresa de soluções financeiras para educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há quase 20 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú. Em 2020 e 2021, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos até 2025, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.