Daniel Cargnin dá a primeira medalha para o judô do Brasil em Tóquio 2020
25 de julho de 2021Daniel Cargnin dá a primeira medalha para o judô do Brasil em Tóquio 2020
O judoca gaúcho Daniel Cargnin (SOGIPA) garantiu para o Brasil a segunda medalha do país nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, a 23ª para o judô do país em Jogos Olímpicos, desde a primeira obtida por Chiaki Ishii nos Jogos de Munique 1972.
Cargnin foi medalha de bronze após vencer Baruch Shmailov (ISR) por waza-ari. Ao logo do dia ele superou Mohamed Abdelmawgoud (EGY), Denis Vieru (MDA) e Manuel Lombardo (ITA), primeiro colocado do ranking mundial. Este último combate o levou para a semifinal contra ABE Hifumi (JPN), que o venceu por ippon. Abe tornou-se campeão Olímpico na luta seguinte.
“Vou ser bem sincero, o que eu queria agora era ligar para minha mãe (Ana Rita), ligar e compartilhar tudo isso. Desde o início da pandemia me machuquei duas, três vezes, peguei a covid, perguntei para mim mesmo sobre tudo, refleti sobre a carreira. Fiquei na casa da minha mãe, que me deu o suporte. Ela sempre me apoiou, ela nunca desistiu de mim. Saí de casa muito cedo, hoje não me arrependo, eu posso voltar”.
-Daniel Cargnin, sobre a medalha de bronze