Cuide de suas emoções

Cuide de suas emoções

21 de fevereiro de 2025 0 Por Redação Em Notícia
Anúncios
Anúncios
A medicina reconhece hoje que uma das causas de nossas enfermidades tem a ver com nosso ego e com o estresse que condiciona o próprio ego. É importante cuidar bem de nossas emoções e “guardar bem nosso coração, porque dele procedem as fontes da vida”, nos adverte a sabedoria de Provérbios.
Hoje sabemos que o estresse persistente no ser humano condiciona um estímulo no hipotálamo e o mesmo atua sobre as hipófises, e elas, através do adrenocorticotrófico, atuam sobre as suprarrenais que começam a liberar cortisol e catecolaminas, adrenalina e noradrenalina. O estresse contínuo está continuamente liberando cortisol e catecolaminas e a persistência destes dois elementos pode provocar transtornos cardíacos, como a arritmia. Além de provocar também transtornos relacionados à pressão arterial, transtornos do metabolismo como o colesterol, transtornos digestivos. Pode ocasionar também insônia, angústia, perda de memória e até dificuldade na aprendizagem e na capacidade de gerenciar nossas próprias emoções. Por vezes, um minuto de estresse pode provocar uma queda do sistema imunológico que pode durar seis horas.
Hoje, grande parte de nossas enfermidades são oriundas do nosso descontrole emocional. Nosso ego e estresse que o condiciona tem minado nossa saúde ao longo dos anos. Nossa mente e nossas emoções têm influência sobre a saúde de nosso corpo. Cuidemos bem de nossa mente. Cuidemos bem de nossas emoções. Cultivemos o equilíbrio, controlemos nosso estresse do dia a dia. Não permita que ele mine a saúde de seu corpo. E, observe a orientação de Provérbios: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
É isso.
Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano e Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Compartilhe:
Anúncios