Coreia do Norte acusa EUA de usar avião para sobrevoar área marítima do país e promete reagir

Coreia do Norte acusa EUA de usar avião para sobrevoar área marítima do país e promete reagir

11 de julho de 2023 0 Por Redação Em Notícia

Autoridades norte-coreanas classificaram a suposta operação como “provocação”

Autoridades da Coreia do Norte acusam os Estados Unidos de usarem uma aeronave espiã, nesta segunda-feira (10), para o sobrevoo de águas na zona econômica exclusiva do país. A agência norte-coreana KCNA chamou a suposta operação de “provocação” e afirmou que a Coreia reagirá.

O comunicado leva a assinatura da vice-diretora de departamento do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores do país e irmã do líder Kim Jong-Un, Kim Yo Jong.

“Se os EUA ainda não perceberam que o perigo está chegando diretamente a eles, desrespeitando o aviso da Coreia do Norte, a Coreia do Norte não é culpada por isso”, menciona o informativo.

A imprensa estatal da Coreia garante que os EUA voltaram a sobrevoar a área depois de uma ação da força aérea nacional.

As zonas econômicas exclusivas se tratam de regiões marítimas que vão a 200 milhas náuticas (370 km) depois da faixa de água pertencente ao território de um país, que é de 12 milhas (22 km).

Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, essas zonas conferem a uma nação o direito à exploração de recursos, no entanto, elas não garantem uma soberania em relação à superfície marítima ou espaço aéreo delas.

Compartilhe: