China se torna sócia do Tik Tok!!
19 de agosto de 2021Sim parece bem estranho ou aqueles títulos sensacionalistas, mas o pior é que é real!
O governo chinês assumiu não só uma participação societária no negócio, como também um assento na diretoria. Você deve estar pensando… e não é que Trump estava certo!
A ByteDance — dona do TikTok — vendeu uma participação de 1% para a WangTou ZhongWen Technology, que é de propriedade de três estatais do país.
Ok, 1% não é muita coisa, será que precisamos nos preocupar?
Na verdade o grande interesse do governo chinês tem dois nomes: regulamentação e controle. Com a ascensão de empresas chinesas, especialmente de tecnologia, o governo nacional vem tentando “regrar” cada vez mais o crescimento desses negócios.
Há aproximadamente um mês, o país criou novas regras para empresas nacionais com mais de 1 milhão de usuários ativos, especialmente no que diz respeito aos dados e, inclusive, retirou do ar o aplicativo Didi após IPO na bolsa americana.
Qual a relevância? Agora como sócio, crescem ainda mais as preocupações sobre até onde vai o acesso do governo chinês aos dados dos usuários do TikTok. Como você deve imaginar dados tornaram-se a grande moeda do momento e sua utilização ainda é bastante questionável.
E, se há algo que o TikTok realmente quer, é coletar os dados de seus usuários. No mês de julho, uma “pequena mudança” na política de privacidade do aplicativo mostrou isso. Desde lá, o app coleta identificadores biométricos de seus usuários. (isso é bem sério).
O mundo está bem atento às intenções chinesas. Nos Estados Unidos os senadores já pediram que Joe Biden bloquei o TikTok depois da mudança no quadro societário.
Mesmo não tendo a intenção de causar pânico, eu sugeriria que você ficasse bem de olhos nos passos chineses em relação a rede social. Cuide das informações que disponibiliza e dos seus dados pessoais.
Sei que a grande maioria das pessoas dá um “aceito” automático para atualizações (sim, sou uma delas…rs) mas acredito que nesse caso valha a pena dar uma checada antes de ir clicando no “Concordo”!
Mais informações sobre Marketing, Inovação e Negócios? Me siga no Instagram: @priscilaguidini