Brasil e Argentina no pódio em Buenos Aires
9 de outubro de 2023Gabriel Casagrande venceu a Corrida 1 e manteve a dianteira no campeonato. Matías Rossi fez a festa do público argentino com o triunfo na Corrida 2
Em um enredo perfeito para o público local, o Grand Prix Buenos Aires da Stock Car Pro Series viu pilotos do Brasil e Argentina conquistarem a vitória. Gabriel Casagrande e Matías Rossi foram os protagonistas deste domingo (8) que marcou a disputa da nona etapa da temporada 2023. O paranaense da A.Mattheis Vogel reforçou a condição de líder do campeonato depois de conquistar sua terceira vitória no ano (10ª na categoria) a bordo do Chevrolet Cruze #83.
Casagrande assumiu a ponta ao superar o pole position Felipe Fraga (Blau Motorsport) durante a janela de pit-stop e finalizou na frente, permanecendo como o primeiro colocado na tabela de pontos depois de 18 corridas disputadas.
Já a movimentada Corrida 2 foi de muita festa para o dono da casa e para o público argentino. Anfitrião do fim de semana, Matías Rossi também alcançou sua terceira vitória neste ano e a quinta na Stock Car. O argentino da Full Time Sports comandou a prova desde a largada a triunfou com seu Toyota Corolla diante dos fãs no Autódromo Oscar y Juan Galvez.
Com um segundo lugar na primeira prova e um sexto na disputa complementar, Felipe Fraga foi o “Vivo Man of the Race” da etapa, troféu dado ao maior pontuador do evento. Fraga registrou 43 tentos, seguido por Gianluca Petecof (Full Time Sports), com 38.
Eficiência no box
Felipe Fraga largou na frente e manteve a liderança nas primeiras voltas, seguido por Gianluca Petecof e Gabriel Casagrande. Em prova com muitas disputas por posição, o líder do campeonato iniciou usa campanha pela ponta da prova ao ultrapassar o jovem piloto da Full Time Sports e subir para o segundo lugar. Com um trabalho de box eficiente de sua equipe, Gabriel Casagrande superou Felipe Fraga depois do pit-stop e assumiu a liderança da prova. O paranaense partiu então para as voltas finais já na dianteira da corrida, seguido por Fraga e Gianluca Petecof. Thiago Camilo era o quarto colocado e Matías Rossi fechava o top-5, pressionado por Dudu Barrichello e Guilherme Salas.
Nas voltas finais, Matías Rossi caiu para a décima posição, sendo superado por Salas, Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício e Rubens Barrichello. Ao fim de 23 voltas, Casagrande cruzou a linha de chegada 0s737 à frente de Felipe Fraga, que alcançou seu quinto pódio em 2023. Por sua vez, Gianluca Petecof faturou seu terceiro top-3 no ano.
Thiago Camilo foi o quarto, à frente de Guilherme Salas, Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Rubens Barrichello e Matías Rossi, que passou Rubinho e obteve o direito de largar na ponta da Corrida 2 em razão da regra do grid invertido.
“Foi um fim de semana muito bacana, desde o início tendo um carro muito rápido. Faltou pouco para a pole, mas o terceiro lugar no grid foi muito bom também. Foi uma surpresa ter vencido a primeira corrida, mas tirei proveito de erros dos meus adversários, e aí, com um bom carro e bom ritmo, conseguimos levar esse caneco de primeiro lugar. Muito feliz por ter conquistado uma vitória diante do público argentino. É muito legal correr aqui, todo mundo nos conhece, pedem foto. O autódromo também está lotado. Muito obrigado à torcida de todos. Vamos com tudo que agora só faltam três [etapas]”, comemorou Casagrande.

A Stock Car entregou outras duas grandes corridas na temporada 2023
(Duda Bairros/Stock Car)
Anfitrião brilha em casa
O único argentino do grid da Stock Car aproveitou a posição de largada e sustentou a liderança no começo da prova em Buenos Aires. Foi um início quente e acidentado de prova, e logo o safety-car interveio depois de incidente com o pentacampeão Cacá Bueno.
A relargada foi dada na quarta volta, mas logo depois o carro de segurança voltou à pista por conta da posição perigosa em que ficou o Stock de Allam Khodair, que enfrentou problemas e teve de abandonar a disputa. A bandeira verde tremulou novamente na sétima volta, com Matías Rossi puxando o pelotão, sendo seguido por Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício e Gianluca Petecof, no momento da abertura da janela de pit-stops.
Rossi foi o primeiro entre os líderes a efetuar sua parada, de modo que Rubens Barrichello teve pista limpa à frente na liderança. Rubinho fez o pit-stop na volta 11 e regressou à pista logo atrás do argentino. Thiago Camilo e Gianluca Petecof vinham logo atrás.
Matías consolidou sua condição de líder depois do fechamento da janela de pit stops. Com boa vantagem para Rubens Barrichello, o segundo colocado, o argentino partiu para sua terceira vitória na temporada. Rafael Suzuki foi o terceiro, faturando assim seu segundo pódio em Buenos Aires. Thiago Camilo foi o quarto e Gianluca Petecof garantiu mais um top-5 no domingo. Felipe Fraga finalizou em sexto, seguido por Felipe Massa, Guilherme Salas, Ricardo Maurício e Ricardo Zonta. A prova foi encerrada com safety-car após incidente envolvendo Bruno Baptista e Cesar Ramos.
Rossi festejou por ter vivido um grande momento na sua laureada trajetória nas pistas. “Estou muito feliz pela vitória. A Full Time me deu um carro ótimo e pude vencer em meu país. É um dia incrível para a minha carreira. Agradeço muito à Toyota Gazoo Racing do Brasil e a todos por permitirem um dia como esse aqui”.
Maior pontuador da etapa, Fraga alcançou o principal objetivo no fim de semana, mas lamentou ter visto a vitória escapar em Buenos Aires. “Faltou pouco. O Gabriel está numa fase incrível, então parabéns para ele e para a equipe.Tentei [a vitória] até o final. Nosso pit-stop não foi muito bom e minha volta indo para os boxes também não foi muito boa. Mas acertamos e erramos juntos. De qualquer forma, muito feliz por sair daqui como o maior pontuador da etapa. Foi melhor do que esperado. Agora é focar nas próximas, e tem muita coisa por vir ainda nesse fim de temporada”.
Casagrande segue líder
Com os resultados deste domingo, Gabriel Casagrande permanece na liderança do campeonato, agora com 248 pontos, 21 à frente de Rubens Barrichello, o segundo colocado. Thiago Camilo subiu de quinto para terceiro e tem agora 216, contra 207 de Rafael Suzuki, que ascendeu uma posição e aparece em quarto. Ricardo Zonta fecha o top-5, com 205 pontos.
Felipe Fraga é o sexto da tabela de pontos, com 202, um a mais que Gianluca Petecof. Quem teve grande prejuízo na jornada de Buenos Aires foi Daniel Serra, que caiu da quarta para a oitava posição e soma agora 192 pontos.
Guilherme Salas é o nono na tabela, com 184, enquanto Cesar Ramos completa a relação dos dez primeiros, com 168.
A Stock Car volta a acelerar em três semanas, em 29 de outubro, para a disputa da décima e antepenúltima etapa da temporada 2023, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.

Passo para o bi? Vitória em Buenos Aires manteve Casagrande líder da temporada
(Duda Bairros/Stock Car)
Stock Car Pro Series, etapa 9, Grand Prix Buenos Aires Corrida 1:
1º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 23 voltas em 32min06s331 2º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 0s737 3º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 3s855 4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 8s314 5º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 10s039 6º – Dudu Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 11s116 7º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 11s740 8º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 13s262 9º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 14s353 10º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 14s638 11º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 14s921 12º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 15s836 13º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 17s089 14º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 19s588 15º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 24s986 16º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 25s766 17º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 26s750 18º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 27s208 19º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 28s385 20º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 32s040 21º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 36s830 22º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 42s035 23º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 44s615 24º – Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), a 50s279 25º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 59s235 26º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 1min00s151 27º – Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 1 volta 28º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 1 volta Não completou: Santiago Urrutia (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 18 voltas Excluídos: Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze) Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)
Corrida 2:
1º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 20 voltas em 31min05s676 2º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 0s792 3º – Rafael Suzuki (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 1s511 4º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 2s359 5º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 4s079 6º – Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 5s797 7º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 6s523 8º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 7s137 9º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 7s942 10º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 8s712 11º – Dudu Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 9s832 12º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 11s347 13º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 12s139 14º – Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 13s752 15º – Tony Kanaan (Texaco Racing/Toyota Corolla), a 14s958 16º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 16s147 17º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 17s047 18º – Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 18s252 19º – Rodrigo Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 19s803 20º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 11s795 21º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 22s884 22º – Lucas Kohl (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 23s806 23º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 25s288 24º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 1 volta 25º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 2 voltas 26º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 2 voltas Não completaram: Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 7 voltas Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 10 voltas Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17 voltas Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 17 voltas Santiago Urrutia (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), não largou
Classificação do campeonato:
1º – Gabriel Casagrande, 248 pontos 2º – Rubens Barrichello, 227 3º – Thiago Camilo, 216 4º – Rafael Suzuki, 207 5º – Ricardo Zonta, 205 6º – Felipe Fraga, 202 7º – Gianluca Petecof, 201 8º – Daniel Serra, 192 9º – Guilherme Salas, 184 10º – Cesar Ramos, 168 11º – Nelson Piquet Jr., 157 12º – Matías Rossi, 156 13º – Ricardo Maurício, 154 14º – Felipe Baptista, 146 15º – Felipe Massa, 120 16º – Lucas Foresti, 116 17º – Átila Abreu, 116 18º – Gaetano Di Mauro, 115 19º – Bruno Baptista, 105 20º – Dudu Barrichello, 104 21º – Cacá Bueno, 101 22º – Julio Campos, 96 23º – Allam Khodair, 96 24º – Marcos Gomes, 85 25º – Denis Navarro, 81 26º – Sergio Jimenez, 66 27º – Rodrigo Baptista, 55 28º – Enzo Elias, 46 29º – Lucas Kohl, 38 30º – Tony Kanaan, 25 31º – Arthur Leist, 9 32º – Rafael Martins, 6 33º – Antônio Junqueira, 4 34º – Raphael Teixeira, 4 35º – Diego Nunes, 2 *pontuação extraoficial
Calendário da temporada 2023
Etapa / Data / Local 10ª – 29/10 – Velocitta (SP) 11ª – 26/11 – Cascavel (PR) 12ª – 17/12 – Interlagos (SP)