As estratégias que fizeram a Amazon maior que o Walmart
26 de agosto de 2021Vamos começar pelo começo… (é sempre bom…risos). Depois de quase 30 anos com líder de mercado, o Waltmart perdeu o trono para a Amazon. Sim, pela primeira vez a empresa de Jeff Bezos vendeu mais que a concorrente nos últimos 12 meses.
Ok, essa poderia ser uma disputa normal de mercados concorrentes… só que nesse caso, não.
A questão aqui é o olhar estratégico para as tendências de mercado e para o comportamento de consumo.
Como assim?
Enquanto o Walmart teve como estratégia a criação de milhares de lojas gigantescas com muito espaço e estoque infinito, ou seja, investiu muito em sua estrutura física, a Amazon optou por seguir uma estratégia diferente.
Desde o início, Jeff Bezos investiu em tecnologia, logística e se concentrou em tornar a experiência de compra online a mais agradável possível, prevendo que, em algum momento, as pessoas iriam preferir a comodidade.
A diferença ao longo do tempo:
Walmart | Fundado em 1962, se orgulha em dizer que 90% dos americanos possuem uma loja a menos de 10 minutos de onde moram e que quase toda venda vem de seu próprio estoque.
Amazon | Criada em 1994, possui mais de 2 milhões de revendedores, mais da metade das vendas não vêm do estoque próprio, e estimativas apontam que 50% de todas as compras online americanas são feitas pelo site.
Ou seja, muito mais que uma transição da coroa, isso representa uma mudança significativa na forma como as pessoas estão consumindo ao redor do mundo, diante de dois modelos de negócios distintos.
E a Amazon nos ensina que – muito mais do que em outros tempos – olhar para as tendências de mercado e de comportamento de consumo TEM necessariamente que fazer parte da visão das empresas para poder direcionar sua estratégia.
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