Americana participa do “Dia D” contra a dengue no Estado nesta sexta-feira
1 de março de 2024Americana participa nesta sexta-feira (1º) do “Dia D” contra a dengue no Estado, proposta de mobilização para erradicar os criadouros do mosquito transmissor e conscientizar a população sobre as formas de prevenção à doença. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Em Americana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), vai realizar uma ação na área do Zincão, no Parque da Liberdade. Os agentes vão realizar a eliminação de criadouros, distribuir panfletos e instalar capas específicas em caixas d’água que não estiverem devidamente tampadas.
Além do controle e remoção de criadouros, o PMCD vai manter uma equipe no Terminal Rodoviário, na Avenida Antônio Lobo, das 9h às 16h, para orientação das pessoas. Os agentes vão utilizar uma maquete para demonstrar as diversas formas de criadouros e as etapas evolutivas do mosquito, desde os ovos até à fase alada. Também vão distribuir panfletos sobre o tema.
“A dengue é um problema muito sério de saúde pública que demanda ações de controle de todos os segmentos da sociedade. Nós estamos fazendo uso de várias ferramentas e modalidades, incluindo o controle de vetor, a educação e mobilização, bem como a assistência médico-hospitalar. É preciso que cada um faça a sua parte nessa luta”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
No sábado (2), as atividades terão continuidade no bairro São Jerônimo, com visitas de casa em casa, orientação e remoção de criadouros.
“Nós vamos intensificar as ações do ‘Dia D’ também no sábado, aproveitar esse momento de mobilização para eliminar a maior quantidade possível de focos do mosquito. Para isso, nós contamos com a colaboração de todos os moradores”, diz o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.
Outras ações
Paralelamente às atividades do “Dia D”, outras ações de mobilização vão acontecer nas escolas municipais e estaduais, resultado de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e a Diretoria de Ensino da região de Americana.
As ações serão desenvolvidas pelos alunos e professores dentro do ambiente escolar e em atividades externas. A modalidade dos trabalhos sobre o tema será de livre escolha dos docentes junto aos alunos.