Alunos de Sumaré avançam para etapa nacional do prêmio MPT na Escola 2024
5 de dezembro de 2024Sumaré está classificada para a fase nacional do prêmio MPT na Escola 2024 – Interior de São Paulo. Os vencedores da etapa regional foram conhecidos durante premiação nesta quarta-feira, dia 4, no Centro Administrativo de Nova Veneza, que contou com a presença de autoridades municipais e do Procurador Regional do Trabalho Dr. Ronaldo Lira.
Os vencedores de Sumaré foram:
- Categoria Conto (grupo 1): Samara Leandra dos Santos – EM Professora Nilza Tomazin
- Categoria Poesia (grupo 1): Matheus Daniel Oliveira de Moura Garcia e Matheus de Souza Vieira – EM Magdalena Maria Vedovato Callegari
- Categoria Música (grupo 2): Thiago de Freitas Bastos, Diulia Caroline Maritan, Nayra Pereira Barbosa, Pedro Henrique G. Oliveira e Mirela Galassi Fagiolo – EM Antônio Palioto
- Categoria Poesia (grupo 2): Caiio Galdino Aguiar – EM Antônio Palioto
O Prêmio MPT na Escola é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. Participaram da competição os estudantes de escolas públicas de 10 municípios do interior paulista, por meio da apresentação de trabalhos culturais com enfoque no combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional.
Os estudantes concorreram em 4 categorias – melhores contos, desenhos, músicas e poesias, divididos em dois grupos: o primeiro, para alunos de 4º e 5º ano (temática do trabalho infantil) e o segundo, para 6º e 7º ano (temática da aprendizagem profissional).
O MPT na Escola é promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do país. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar (em havendo recursos disponíveis) e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
“Essa premiação é o resultado de muito investimento na educação de nossos alunos, ofertando um ensino sólido, eficiente de qualidade, que prepara nossos estudantes para o futuro. Parabéns aos vencedores que vão representar Sumaré na etapa nacional, todos já são ganhadores por chegarem até aqui, mostrando comprometimento e dedicação”, disse o prefeito Luiz Dalben.