Alimentação e vida: uma discussão sobre veganismo e vegetarianismo

Alimentação e vida: uma discussão sobre veganismo e vegetarianismo

17 de setembro de 2021 0 Por Redação Em Notícia

Olá, seja bem vindo a mais uma coluna nesta sexta-feita. Como vocês está? Espero que bem!

No texto de hoje eu quero te convidar para pensar sobre vegetarianismo e veganismo que são duas pautas muito em alta ultimamente. Para quem parou para assistir ao programa Masterchef que foi ao ar nesta terça-feira (14) viu que a prova de eliminação desta semana foi um desafio de reproduzir três pratos super clássicos na gastronomia, que levam originalmente carne, de uma maneira vegana. Eu me diverti muito vendo o programa e achei que trazer isso em rede nacional com a aprovação da maravilhosa Bela Gil foi mais do que necessário!

Para quem não sabe a diferença entre vegetariano e vegano (no que se fala de forma de se alimentar) eu te explico aqui de uma maneira bem simplificada:

Vegetarianismo: dieta alimentar que restringe o consumo de qualquer tipo de animal (incluindo peixes e aves), porém por vezes podendo consumir ovos e derivados do leite.

Veganismo: no que se trata de dieta vegana é aquela que restringe todo e qualquer tipo de alimento com origem animal, ou seja, todo tipo de carne, ovos, leite e derivados.

No Masterchef os participantes tiveram que reproduzir de forma vegana os pratos: Paella (a base de arroz e frutos do mar), Bife Bourguignon (carne de vaca com vinho, vegetais e temperos) e Cassoulet (que para nós aqui do Brasil seria uma feijoada com feijão branco). Todos os pratos ficaram maravilhosamente bem feitos e até mesmo os chefs renomados que fazem o júri do programa admitiram que nunca comeram ou pensaram em comer aqueles pratos feitos de forma vegana, o que particularmente me surpreendeu, porque por mais que as dietas a base de vegetais estejam em alta ultimamente, é um problema que chefs tão renomados não tenham tido tão contado com comidas veganas assim!

Eu no meu restaurante, por exemplo, sempre tenho uma opção vegetariana e/ou vegana para cada comida que eu decido colocar a venda. E sim, eu consumo carne! Mas também convivo com vários amigos que não consomem, além de que tento ao máximo reduzir o quanto eu como e por isso eu acabei por ver o quanto é difícil achar uma comida boa DE VERDADE que não contenha carne! Na batata tem queijo, no arroz tem banha, na farofa tem linguiça, até na pizza de brócolis tem bacon…

No que se trata de parar de consumir ou reduzir o consumo de alimentos de origem animal vai muito além de se sensibilizar com a causa animal e a morte dos bichinhos, existem diversos estudos em torno deste tema que comprovam que o consumo de carne atrelado a indústria gigantesca por traz da produção de proteína animal aumentam cada vez mais a produção de efeito estufa no planeta, além de que os produtores de carne são os maiores poluidores de água potável no mundo. (Deixo aqui três documentários para quem quiser e tiver interesse assistir: Terráqueos, What The Healthy e Food Choices, disponíveis no YouTube e Netflix).

Parar de consumir ou reduzir o consumo da proteína animal em nada deve preocupar no que se trata de saúde, muito pelo contrário! Com uma dieta bem balanceada é possível que possamos obter todas as proteínas e vitaminas necessárias para o nosso corpo!

E é agora que você vai me dizer: “aí, Angélica! Que papo chato… eu ainda assim quero comer carne, eu gosto e não fico sem!”

E eu te respondo: tudo bem! Não estou aqui para te forçar a parar de fazer algo que tanto gosta, mas estou aqui, como fez o Masterchef essa semana, para plantar uma sementinha na sua cabeça de que é possível SIM comer comida muito boa sem carne, que não há necessidade de preconceito quanto a isso e que se você ao menos reduzir o seu consumo de carne isso vai fazer bem para a sua saúde e a saúde do planeta!

O consumo de carne e a morte de milhões de animais por ano se tornou tão comum que quem é vegetariano e está lendo esse texto com certeza já ouviu “mas você não come nem peixe? Frango você come né?”, com o passar do tempo as pessoas se distanciaram totalmente do que elas estão comendo (seja carne ou não) em decorrência da praticidade de comprar alimentos prontos e industrializados no mercado. Quantas vezes você comeu um pedaço de carne e parou para pensar que um dia aquilo foi uma vaca viva? Eu sei, eu sei, é chocante e incomoda, mas grandes mudanças começam assim.

Eu costumo seguir muito na minha cozinha filosofias que aprendi com a Paola Carosella, que basicamente dizem para que quando for comer carne faça da MELHOR maneira possível, se possível sem desperdícios, e não deixe de normalizar que há morte por trás disso, sim. Morte.

Uma vez que paramos para pensar assim, por mais que você AME comer carne, a sementinha já estará plantada aí. Eu, mesmo sabendo de tudo isso, sido cozinhando e comendo carne, porém de uma maneira muito mais consciente e se muito mais pessoas começarem a pensar assim o mundo será outro!

É agora que te deixo aqui mais uma desafio: tente comer pelo menos uma vez na semana sem consumir carne. Pode até ser na segunda que é o dia que pessoas no mundo inteiro não consomem bichinhos. Te juro que não terão arrependimentos e que você vai descobrir um universo delicioso e colorido além de um pedaço de carne!!! (E olha lá hein? Não vale embutidos, defumados e nem nada do tipo).

Se você me acompanha por aqui até já leu minha receitinha de moqueca vegana, então fica também essa dica! Caso você realmente tente cozinhar sem carne vem me contar a sua experiência no Instagram @ahnectarina , eu vou amar te conhecer melhor!

Espero que tenham gostado. Beijinhos!!! Ótima sexta-feira e até a próxima.

Compartilhe: