Portal EM NOTÍCIA, notícias sobre Brasil, Mercosul, EUA, USA, Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio, Oceania, Viagens, Turismo, Viagens e Turismo, Entretenimento, Lazer, Esportes, Cultura, Futebol, Olimpíadas, Paralimpíadas, Copa América, Copa do Mundo, Polícia, Notícias Policiais, Política, Congresso, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Senado, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Gastronomia, Vinhos, Bebidas, Cervejas, Comida, Receitas, Chef, RH, Emprego, Empreendedorismo, Negócios, Oportunidades,
Chegamos ao período do advento. Do latim “adventus”, que quer dizer “vinda”, “chegada”. Marca o início do ano litúrgico em que as comunidades cristãs se preparam para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. O tempo é de preparação, de expectativa e de um autoexame na esperança do segundo advento.
Assim, nas celebrações, a liturgia trará as leituras bíblicas que abrangem o nascimento e o segundo advento de Jesus Cristo. Nas igrejas cristãs do Ocidente, o advento começa no domingo mais próximo ao dia 30 de novembro (para as Igrejas Católicas – Dia de Santo André) e sempre inclui quatro domingos. Nas igrejas cristãs do Oriente, no entanto, o período do advento é mais longo, e começa mais cedo no mês de novembro. No período Medieval e mesmo na Idade Média, o advento era marcado por rigorosa disciplina de jejuns e oração. Nos tempos modernos, essa ênfase caiu em desuso. Uma pena.
A igreja entende o nascimento de Jesus Cristo como um momento de intensa importância. Era o cumprimento de promessas antigas feitas desde o chamado de Abraão. Promessas que foram reiteradas ao longo da revelação nos livros sagrados, e, no tempo certo, se cumprem cabalmente no nascimento do Redentor Jesus Cristo. Um tempo de intensa importância exige um tempo de intensa preparação. Assim é o advento.
Num tempo de completa secularização de datas cristãs, o advento torna-se um reduto de resistência a essa secularização. Os textos sagrados nos auxiliarão na viagem até Belém para ver os acontecimentos que o Deus Eterno nos deu a conhecer. “Vamos até Belém…”, disseram os pastores. Preparemo-nos para esta importante celebração da fé cristã. No advento, adoramos o Senhor que veio e virá. No advento, as promessas do Deus Eterno nos enchem de esperança em um mundo de desespero. No advento, o povo de Deus aguarda, com gratidão e santa expectativa, a vinda do Senhor Jesus Cristo que retornará para julgar o mundo com justiça.
Um menino nos nasceu! Preparemo-nos para a grande celebração do Natal do Redentor!
É isso!
Rev. Ailton Gonçalves Dias Filho, Pastor Presbiteriano
Excelente exposição e explicação do Advento
O Advento, profético, messiânico e missiológico…. E aqui, tão bem exposto..
Que Ele venha….