A potencialização da inteligência humana

A potencialização da inteligência humana

25 de junho de 2024 0 Por Redação Em Notícia

Conhecimentos científicos de ordem da medicina, em especial a neurociência, nos apresenta que o cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e de aprendizagem.

O cérebro humano é formado por duas “metades”, chamadas de hemisférios cerebrais. Elas estão conectadas, por um espaço de filamentos nervosos, que tem entre 200 e 250 milhões de fibras nervosas, chamado: “corpo caloso”. O sistema nervoso humano está ligado ao cérebro por uma comunicação cruzada, ou seja, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo, e o hemisfério direito controla o lado esquerdo. Cada hemisfério é especializado para algumas tarefas específicas. (SANTOS, 2002).

Estes hemisférios cerebrais conectam por vias da inteligência a acessibilidade da aprendizagem em nosso organismo. Assim sendo é relevante destacar que o hemisfério esquerdo se refere às inteligências voltadas para o ser realista, crítico, matemático, detalhista, organizacional e o fazer; enquanto o hemisfério direito atua no abstrato, artístico, intuitivo, impulso e não linear. O cérebro é uma estrutura que faz parte do nosso sistema nervoso e é considerado o órgão mais complexo do nosso organismo.

Segundo o psicólogo Howard Gardner, a nossa inteligência é o resultado de oito processadores mentais diferentes dentro do cérebro, cada um deles responsável por uma habilidade. São as inteligências múltiplas denominadas Lógico Matemáticas – habilidade de resolver problemas a partir da lógica, realizar operações matemáticas e investigar questões científicas. Bastante desenvolvida em cientistas.

Linguística é a sensibilidade para língua falada e escrita, capacidade para aprender línguas e de usar a lábia para alcançar os próprios objetivos. Encontrada em escritores, locutores e advogados.

Musical é semelhante a inteligência linguística, porém relacionada aos sons. É a habilidade de compor e apreciar padrões musicais. Bastante rica em compositores, cantores, dançarinos e maestros.

Espacial é a habilidade de reconhecer, e manipular, padrões no espaço. É útil para quem trabalha com a coordenação motora e tem de compreender o mundo visual. Bem desenvolvida em arquitetos.

Físico-sinestésica é o tipo de inteligência usada para resolver problemas e executar movimentos complexos com o próprio corpo. Você a encontra em dançarinos, mímicos e esportistas.

Interpessoal é a capacidade de entender as intenções dos outros. Bastante necessária a quem coordena e executa trabalhos em grupo. É encontrada em vendedores, políticos, professores, clínicos e atores.

Intrapessoal é a habilidade de olhar para dentro de si mesmo e entender as próprias intenções, objetivos e emoções. Necessária para encontrar erros no próprio raciocínio. Presente em psicólogos, filósofos e cientistas.

Naturalista é a sensibilidade para perceber, e organizar, fenômenos e padrões da natureza, como a diferença entre as plantas quase idênticas. Costuma ser encontrada em biólogos e membros de tribos indígenas.

Além dessas inteligências o ser humano é constituído por três sistemas os quais são, o sensível, o instintivo o e mental. O por último configura a natureza mental superior e a inferior.

Diante disso é indubitável o cultivo das faculdades da inteligência em suas diversas configurações levando ao homem a realizações metafísicas no seu processo de evolução consciente.

Todas estas teorias para se concretizar a formação integral do sujeito é necessária uma sequência de inteligência como primeiro é preciso acessar o ser humano segundo a concepção do eu sou, a expressão, o terceiro o conflito partindo do interno para o exterior, o desafio diante da vida que nos é colocado em viés da quarta experimentação e investigação a superação e ou a resolução de situações que emergem soluções e a quinta sequência que é a sistematização da aprendizagem que são os conceitos adquiridos pela sequenciação da metodologia Ludocriativa .

Tenho observado inúmeras teorias apresentadas por estudiosos e comprovados cientificamente que o ser humano é acessado por vias da sensibilidade onde a criticidade, a criatividade, juntas a arte, movem a consolidação das diversas aprendizagens significativas ausentes no contexto escolar e sobretudo a potencialização das inteligências na formação da criança, do jovem e do adulto para um ser mais colaborativo, com equilíbrio físico, mental e emocional com segurança e promotor da paz em conexão a natureza.

A natureza e a própria vida nos dão um exemplo de perseverança, ao se realizarem ininterruptamente nelas os processos que fazem possível a existência universal e humana.

Valéria Caetano da Silva é professora e pesquisadora em Educação.

Compartilhe: