A indústria do cinema mostra um novo caminho para as mídias?
5 de agosto de 2021A pandemia trouxe mudanças profundas para vários segmentos e o cinema foi altamente impactado pelo vírus
Com salas fechadas a cerca de 1 ano e meio, o caminho, como de muitos outros segmentos foi a reinvenção.
Ok Priscila, mas porque falar do cinema especificamente? Porque essa indústria achou um caminho para continuar faturando muuuito alto. (nada como entender o comportamento do seu consumidor, não é mesmo?
Bom, me deixa explicar o que vem acontecendo:
- Com bilheterias fechadas as produtoras encontraram como alternativa a comercialização de produtos dentro do longa. Isso sempre existiu, mas agora a quantidade de produtos comercializados tem feito o faturamento subir muuuito. Para se ter uma ideia, o filme Space Jam, lançado há algumas semanas já bateu recorde de faturamento, com inserção de produtos que vão de Mc Donald’s a produtos pets e relógio.
- Outra alternativa interessante e que pode alterar o rumo das mídias é o que a Disney+ vem fazendo ao cobrar um valor extra para assinantes terem acesso a lançamentos antes de outros meros mortais. Sim, tem pessoas que pagam por isso e são muitas…. Seria algo como uma pré-estreia. O faturamento do filme Viúva Negra nessa modalidade foi de cerca de 60 mil dólares. Nada mal, hein.
Essa questão de conteúdo exclusivo parece ser mesmo um caminho sem volta… para todas as mídias – de jornal a mídias sociais. Não sei se você viu mas o insta irá lançar uma ferramenta que permitirá que seus usuários publiquem conteúdos para grupos de pessoas dispostos a pagar para ter acesso. Ou seja, mais um pay-per-view.
Claaaaro que muitas adequações ainda precisarão ser feitas para que esse movimento seja rentável para todos. A protagonista do filme Viúva Negra – Scarlett Johansson está processando a Disney alegando que o formato da pré-estreia a fez deixar de ganhar 50 milhões de dólares. Isso porque a remuneração da artista seria baseada, dentre outras coisas, na venda de ingressos dos cinemas!! Ou seja, com a estreia no streaming, a queda de bilheteria dos cinemas foi histórica.
Ajustes à parte, a dica é: fique atento a essa questão do conteúdo pago exclusivo e pense como seu negócio ou sua marca se encaixam nesse novo cenário, porque ao que tudo indica, ele veio para ficar.
Mais dicas de mercado? Me segue no instagram: @priscilaguidini