27 pessoas participam de curso de ‘Salgadinhos para Festa’ do Cozinhalimento de Nova Odessa

27 pessoas participam de curso de ‘Salgadinhos para Festa’ do Cozinhalimento de Nova Odessa

31 de outubro de 2023 0 Por Redação Em Notícia

Na última sexta-feira, dia 20 de outubro, foi promovido um curso gratuito de preparação de “Salgadinhos Fritos” pelo Projeto “Cozinhalimento” em Nova Odessa, cuja cozinha industrial modelo e sala de aula é mantida através de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo no Jardim São Jorge, sob responsabilidade do Setor de Merenda Escolar do Município. O curso contou com a participação de 27 alunos.

A aula foi ministrada pela nutricionista e idealizadora do projeto na cidade, a servidora e doutora em Nutrição Juliana Pissaia Savitsky, com o apoio da equipe da Merenda Escolar da Prefeitura. O objetivo do projeto é capacitar a comunidade e o público jovem de Nova Odessa para geração de renda no município.

“Com a mesma massa versátil, fizemos coxinha de frango, bolinha de queijo, risoles de calabresa, enroladinho de salsicha e mini kibes, fritos e de forno”, explicou Juliana. Também foi ministrado uma breve aula explicando as receitas contidas em apostilas que foram entregues aos alunos, noção de boas práticas e de higiene, “mise en place” (organização da mesa de utensílios e materiais) e cálculo de custos das receitas. Além das apostilas, os alunos também receberam um certificado de conclusão.

Em breve, serão oferecidos novos cursos pelo “Cozinhalimento”. As inscrições serão divulgadas previamente e os interessados deverão fazer suas inscrições presenciais no Setor da Merenda Escolar, localizado na Avenida Doutor Eddy de Freitas Crisciuma, nº 151, no Centro (no antigo CTVP). Juliana ressalta que só poderão participar quem garantir sua inscrição e confirmação prévia.

PARCERIA COM GOVERNO DE SP

Inaugurado em março de 2023, o Projeto “Cozinhalimento” é uma parceria da Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, com a Casa da Agricultura do Governo do Estado de São Paulo.

Além da instalação de cozinhas profissionais e da capacitação de agentes multiplicadores, o “Cozinhalimento” promove ações de segurança alimentar e nutricional sustentáveis e de incentivo à geração de renda e empreendedorismo, através de cursos gratuitos oferecidos à comunidade, como este de panificação.

Por meio do convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Projeto destinou R$ 80 mil para a compra de equipamentos, utensílios e mobiliário para a cozinha profissional, que inclui uma sala de aulas teóricas.

A Prefeitura investiu cerca de R$ 20 mil adicionais em utensílios, móveis e equipamentos, além de fornecer os insumos para os cursos e também uma professora ou “agente multiplicadora” – neste caso, a própria servidora municipal, nutricionista e professora de Nutrição Juliana Pissaia Savitsky.

Compartilhe: