Retomada das viagens internacionais aquece setor de turismo
17 de janeiro de 2022A procura de brasileiros por pacotes turísticos internacionais tem sido expressiva neste contexto de retomada das viagens ao exterior
Segundo pesquisa, 60% dos brasileiros esperam viajar para o exterior; empresário do setor de turismo fala sobre a expectativa e cuidados para a retomada em 2022
Com mais de 323 milhões de doses contra a Covid-19 aplicadas no país, 141 milhões de cidadãos com esquema vacinal completo e 66,3% da população totalmente vacinada, conforme dados da Our World In Data, os brasileiros estão se preparando para retomar as viagens internacionais. É o que demonstra um estudo da empresa de tecnologia financeira Wise, que indica que mais de 60% dos brasileiros estão inclinados a viajar para o exterior.
Ainda segundo a pesquisa, divulgada em setembro, 88% dos entrevistados afirmaram que esperam viajar internacionalmente após o fim da atual crise sanitária, sendo que uma média de 30% planejam viajar para fora em um intervalo de seis meses.
Para Peter Marks, diretor de tecnologia da Brasileiros em Ushuaia, empresa que atua com atividades turísticas na Patagônia, o balanço vai ao encontro da projeção de sua equipe. “A procura de brasileiros por pacotes turísticos internacionais, especificamente para o Sul da Argentina, tem sido expressiva neste contexto de retomada das viagens ao exterior”.
Peter acrescenta que as fronteiras com o país vizinho foram reabertas em 30 de setembro e em outubro já foi possível identificar que a procura por parte dos brasileiros dobrou. “Em novembro, esse número triplicou. Assim, pelas nossas projeções, até fevereiro o mercado deve voltar ao que era antes da pandemia”.
O empresário explica que, acompanhando o aumento exponencial na procura mês a mês desde a reabertura, a expectativa de normalização em fevereiro se mostra assertiva. “Afinal, quase 60% dos viajantes latino-americanos já pretendem viajar neste período”, afirma, citando dados de um levantamento da Interamerican Network, que apura os hábitos dos viajantes desde o começo da pandemia.
Turistas brasileiros miram o sul da Argentina
De acordo com o diretor de tecnologia da Brasileiros em Ushuaia, a relação dos viajantes do Brasil com o país vizinho vem de longa data. “Antes da pandemia, cerca de 1,5 mi de turistas brasileiros iam à Argentina todos os anos. Agora, com as fronteiras reabertas, este movimento está se recuperando rapidamente, em especial para o Sul”.
Para Peter Marks, a neve é um dos principais atrativos que o sul da Argentina oferece aos turistas brasileiros. “Com uma neve de qualidade, a região é ideal para esportes e passeios de inverno. Em Ushuaia, particularmente, a neve tem um efeito ainda mais especial sobre a vista das montanhas que cercam a cidade”.
Para ele, tudo indica que o inverno de 2022 vai ser aquecido para o setor de turismo: “o povo não aguenta mais não poder viajar”. Com efeito, quase dois terços (63%) dos turistas de todo o mundo declararam que pretendem compensar o tempo de férias que passaram em confinamento no período de crise sanitária, segundo a pesquisa anual da Booking.com sobre “Previsões de Viagem”.
Viagens internacionais exigem cuidados
O empresário destaca que, dentre os principais cuidados referentes à pandemia que devem ser tomados neste contexto de retomada, o governo argentino determinou que é necessário apresentar um teste PCR em até 72 horas antes do embarque e seguro viagem com cobertura para Covid-19.
“Além disso, é necessário ter tomado todas as doses da vacina, o que elimina a necessidade de cumprir quarentena. Ainda é preciso preencher o link da imigração Argentina sobre Covid-19 e informar se teve sintomas, o que é bem simples e rápido”, esclarece. “Para entrar em estabelecimentos e locais fechados, além do transporte público, é exigido o uso de máscaras, assim como no Brasil”.
Cuidados que, na visão de Peter, devem permanecer, mesmo passada a fase mais crítica da pandemia. “Agindo com responsabilidade, os brasileiros poderão voltar a aproveitar o melhor das viagens internacionais, que possibilitam o acesso a outras gastronomias e culturas, desbravar nossas aventuras e estreitar os laços com os nossos irmãos de outros países”.
Para mais informações, basta acessar: https://www.brasileirosemushuaia.com.br/
Website: https://www.brasileirosemushuaia.com.br/