Dez dicas para manter o negócio ativo e lucrativo
23 de setembro de 2021A consultora e mentora de novos negócios Romênia Matos da Planet Smart City dá dicas de como alavancar a sua empresa, seja ela pequena ou média
Atualmente, o país conta com aproximadamente 17 milhões de pequenos negócios e 70% deles passaram a utilizar os serviços da internet.
1 – Plano de negócio
A estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma aleatória. “As vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso desequilibra o caixa”, diz Romênia. Por isso, é necessário entender o perfil do cliente antes de oferecer descontos.7 – Identificação da concorrência “Em um mercado competitivo, saber identificar e acompanhar a concorrência é questão de sobrevivência”, sublinha a consultora de negócios. Mas, para reconhecê-la, antes de tudo é preciso conhecer as características da própria empresa, como os produtos ou serviços que comercializa, definir o seu negócio, capacidade de atendimento e locais de atuação. Para isso, vale fazer duas perguntas: “Quem é o meu concorrente direto?”. Aquele que vende os mesmos produtos, com a mesma faixa de preço. “Quem é meu concorrente indireto?”. Aquele que não vende os mesmos produtos, mas atinge o público-alvo com uma estratégia clara de substituição de produto. 8 – Instagram como vitrine de vendas
O Instagram é uma rede dinâmica e visual, o que permite interagir em tempo real com os clientes, já que eles visualizam produtos na hora que são postados. “Crie uma BIO atraente, coloque uma boa foto ou logo, otimize seu nome, seja objetivo com o produto deixando claro o que vende, insira um link mostrando que tem a solução, adicione botões de ação, telefone de contato, WhatsApp, localização e crie destaque relevantes com ícones. “Crie conteúdos relevantes, lembrando que pessoas se conectam com pessoas e não apenas produtos”, diz Romênia.9 – WhatsApp Business como ferramenta de negócios É uma ferramenta gratuita e essencial nos tempos atuais. Primeiro, crie uma identidade visual própria da marca. Assim, quando alguém entrar em contato pelas redes sociais ou WhatsApp, já saberá logo de cara do que se trata. Outra dica é criar um perfil comercial com catálogos (portfólio dos produtos) e mensagens de saudações (Olá, tudo bem? Seja bem vindo à nossa loja! Estamos em atendimento, assim que possível retornaremos o seu contato). E, quando não puder responder, uma mensagem automática deve ser enviada ao cliente. 10 – Investimento nas vendas online Com a pandemia, muitos negócios sobreviveram graças às vendas online e delivery. “É uma tendência sem volta”, afirma Romênia Matos. Portanto, vale aperfeiçoar cada vez mais os canais online e as redes sociais, mantendo uma boa estrutura de resposta e entrega, para turbinar as vendas, garantir os lucros e a perenidade do negócio.
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