Compras de lotes continuam em alta na pandemia
3 de agosto de 2021Vendas de terrenos ultrapassam 40%, segundo pesquisa do Secovi Rio
“Atuamos nas regiões de Maricá, Itaboraí, São Pedro da Aldeia e Vargem Pequena. E por meio de pesquisas com os nossos compradores, identificamos o desejo por mais espaço, um quintal, área verde e lazer no mesmo lugar. Por isso, essa explosão na compra de terrenos. Mais de 60% dos nossos clientes esperam preço justo e condições de pagamento diferenciadas, permitindo o parcelamento em longo prazo e com prestações que possibilitem pagar o lote e comprar os materiais para construir de imediato o imóvel. Além disso, 40% dos compradores disseram que a localização também é importante”, ressalta Fróes.
Cuidados na compra do lote
Para uma compra segura, especialistas dão algumas recomendações. “É importante analisar a forma de pagamento: à vista ou financiado pelo banco ou pela construtora. Se a opção for financiar pela construtora, visite o local, veja se o loteamento está 100% concluído, se está regularizado e o terreno com a matrícula individualizada”, alerta Fróes. Ele ressalta que o comprador deve observar o histórico da empresa e procurar saber se ela tem outros empreendimentos entregues. É preciso ainda ter atenção com a região escolhida, pois segundo o diretor da Pró Lotes, a valorização vai acompanhar o local do terreno. “É muito importante também estar atento aos serviços que já estão disponíveis no local como energia, água e gás, além da parte de saneamento básico. E, por fim, é fundamental contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para desenvolver o projeto da casa. Vale lembrar que para a construção é necessário o alvará que é expedido pela prefeitura local”, orienta Marcelo Fróes.
O advogado Leandro Sender complementa com outras orientações para evitar aborrecimentos. “Leia com atenção a documentação do terreno e dos proprietários para evitar comprar um lote que não esteja com a devida legalização ou com apontamentos que impeçam a alienação. Se o terreno estiver em um loteamento, a orientação é procurar saber se ele é regular, pois existem muitos condomínios de terrenos clandestinos e isso pode dar muita dor de cabeça para o futuro proprietário do terreno”, observa Sender.
Website: https://prolotes.com






