As Olimpíadas trazem oportunidades de negócios
29 de julho de 2021E o assunto do momento são os jogos olímpicos!!! Aí a coluna não poderia ficar de fora desse tema.
Você é daqueles que fica até de madrugada assistindo e torcendo? Eu sou muito e no outro dia estou acabada!!! Nas minhas redes sempre coloco stories da madrugada olímpica de casa… risos.
Mas é um momento único e tanto os consumidores quanto as marcas aproveitam as estratégias que o evento proporciona.
Bom, para contextualizar, vale lembrar que essa são as Olimpíadas mais caras da história, que tiveram seu preço ainda mais aumentado por conta da pandemia. Protocolos e ausência de público e de turismo fizeram os investimentos nos jogos serem muito superiores que das edições anteriores.
Tá, Priscila, mas o título fala em oportunidade de negócios, não em mais gastos…. bom então vamos lá!
Os consumidores pretendem assistir aos jogos e consumir produtos enquanto torcem.
Em pesquisa publicada pelo Meio&Mensagem, 41% dos entrevistados pretendem comprar alimentos e bebidas para consumir durante os jogos e 44% assumem que devem fazer alguma melhoria na casa para ter mais conforto ao assistir o evento.
O item mais cobiçado é o aumento da velocidade da internet.
Mas o varejo também pode aproveitar o momento já que 30% dizem que pretendem comprar um novo aparelho de Smart TV.
Agora vale pensar no seu segmento e como ele pode entrar nesse contexto…. como a competição rola pela manhã, noite e madrugada, itens como colchão, roupa de cama, pijama, acessórios, brinquedos, podem entrar nesse radar. Além de artigos esportivos e academias. Na verdade pensar criativamente é o caminho.
A Nike e as Havaianas já garantiram muita visibilidade surfando (claro!!!) na onda dos jogos olímpicos.
A marca de sandálias achou uma forma incrível de se colocar: todos os atletas brasileiros entraram com Havaianas no pé na cerimonia de abertura dos jogos. Ou seja, foi vista pelo mundo inteiro!!!! Até Galvão Bueno chegou com as sandálias e o buzz nas mídias sociais foi incrível.
Já a Nike lançou na segunda (26/7) – no dia seguinte da competição – uma campanha estrelada pela skatista que encantou o Brasil e levou uma medalha de prata aos 13 anos – Rayssa Leal. Antenada demais, a marca previa que a fada do skate não iria decepcionar e foi certeira na sua estratégia.
Agora, vamos combinar: com mídia televisiva e redes sociais totalmente focadas nos jogos, dá para pensar em estratégias muito criativas e com poucos recursos para fazer uma marca ou produto aproveitar essa chance de ouro para fazer negócios.
Bora pensar como ter uma estratégia para aproveitar essa oportunidade de mercado?